O que é Marketing Humanizado? Como pensar em soluções para o meu negócio através disso?

Recentemente, publicamos em um outro artigo sobre o benefício da Humanização da sua comunicação nos e-mails e percebemos que, cada vez mais, empresas e pessoas se preocupam com a experiência que sua marca proporciona para um cliente ou potencial cliente. Mas, o que é Marketing Humanizado? Como pensar em soluções para o meu negócio através disso? Abordando um cenário geral, hoje vamos falar sobre os benefícios do Marketing Humanizado para a sua empresa.

O que é Marketing Humanizado?

Como o próprio nome já sugere, o Marketing Humanizado é responsável por humanizar processos e estabelecer uma conexão com os usuários. Através do fortalecimento do Marketing Digital no mercado, o Marketing Humanizado se tornou tendência quando as marcas buscaram meios de melhorar e aumentar a Humanização dos seus processos internos. 

Para especialistas como Liliane Ferrari, o Marketing Humanizado é uma tendência voltada para uma melhor compreensão do público alvo e é fundamentada em três pilares: Emoção, Empatia e Ética. Através da atenção voltada para os desejos e necessidades dos consumidores, você consegue transformar a sua forma de fazer marketing e aplicar estratégias que correspondam e sejam úteis para essas necessidades, é ai que os os benefícios do Marketing Humanizado começam a aparecer.

O foco não está só no produto, hoje ele também se tornou todo a experiência de compra do cliente. Os consumidores não querem apenas consumir, mas ter uma boa experiência em todo o processo de compra. Em outras palavras: o cliente não é considerado apenas um número, em vista disso, é preciso que exista uma conexão que reconhece uma dor, uma solução viável para um problema existente e uma relação que reforce essas verdades e acompanhe a evolução do comportamento do consumidor.

Qual a importância de uma comunicação Humanizada?

Um funil de vendas bem estruturado nunca foi tão importante, é através dele que o relacionamento com o cliente passa a ser focado em endereçar as necessidades reais, até porque, é através de um funil estrategicamente pensado que você pode entender em qual etapa seu produto ou serviço pode ser entregue para o cliente, ou então, em que momento deve-se otimizar algum processo ou até mesmo criar algo novo que integre a relação one-to-one, ou seja, levando em consideração preferências personalizadas para os clientes.

Acostumados com a rotina e processos internos nas nossas empresas, muitas vezes esquecemos de aprimorar esses pontos em busca de estreitar nosso relacionamento com o cliente, uma pessoa com vontades e sentimentos. É através dessa percepção que podemos ajudar nossos clientes a realmente resolver o seu problema e, além disso, criar uma conexão real que seja realmente proveitosa.

A interação física com o cliente é super importante para fortalecer uma ligação com a empresa, é através dessa conexão que o sentimento de fazer parte de algo ou apoiar uma causa ou movimento surge, bases sólidas para essa relação. Segundo dados divulgados em uma pesquisa realizada pela Retail Dive, 70% dos consumidores desejam uma interação humana. Deste grupo, 48% pautam que essa preferência se dá pelo fato dos atendimentos automáticos ou robôs não conseguirem ajudar suas reais dificuldades. 

Quando o assunto são robôs ou atendimentos automáticos, é importante voltar em um ponto ressaltado no início desse texto: ter um funil de vendas estruturado auxilia até nisso. Através dessa análise, é possível entender qual o melhor momento ou ponto do processo é possível inserir uma ferramenta adequada para otimizar ou resolver algo. Na mesma pesquisa mencionada anteriormente, 61% dos clientes afirmam que um atendimento personalizado, seja por mídias sociais, chat ou e-mail, é importante pra eles.

Por onde começar a implementar?

Agora que você conheça alguns benefícios do Marketing Humanizado, deve saber que não existe uma forma específica para implementar a prática aí na sua empresa, mas uma boa maneira de começar são com métodos que reforcem os três pilares mencionados por Liliane Ferrari (Emoção, Empatia e Ética) no início desse texto, é uma ótima maneira de começar a pensar em processos cada vez melhores para criar ou reestruturar essa relação. 

O Marketing Digital abre uma porta para centenas de outros universos. Que tal entender mais sobre possíveis funcionalidades, ferramentas e práticas que podem te ajudar neste caminho? Neste artigo, compartilhamos a visão do Mirko Mayeroff (à frente dos processos de integração de tecnologia, mídia e marketing) pautando sobre oportunidades no mercado digital

Facilitando o compartilhamento de conteúdo e a interação com seus clientes, as mídias sociais mudaram completamente a maneira de nos relacionar. Fique atento sobre o que as pessoas estão falando sobre você e ao que elas comentam na sua publicação. Ao invés de curtir um comentário, que tal responder mencionando a pessoa? Esse tipo de gesto faz toda a diferença! 

E que tal um Storytelling? Esta, certamente, é uma ótima maneira de humanizar a sua marca, já que a narrativa é completamente focada em envolver os clientes através das palavras e recursos visuais. 

Mantenha o engajamento no auge! É por isso que o modo descontraído de se relacionar com os clientes que grandes marcas fazem, como Netflix ou Burger King, é tão funcional. Está no DNA de cada uma dessas empresas que interagir com os clientes em seus próprios comentários e responder mencionando o arroba são questões básicas. Que tal apostar em mais soluções assim?

contato

Tem alguma dúvida? Deseja alavancar seus objetivos? Nosso time está disponível para ajudar você. Vem bater um papo com a gente :)

Fale com alguém da nossa equipe:

    Quais dos nossos Produtos te interessam?

    Fale com alguém da nossa equipe:

      Quais dos nossos Produtos te interessam?