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Certamente, você já ouviu falar sobre o funil de vendas. Mas, você sabe o que ele é? O funil de vendas é aquilo que irá nos orientar ao cliente e desenvolver o seu produto/serviço.  É o funil de vendas quem irá mostrar à empresa o caminho percorrido pelo cliente, que vai desde o momento em que ele conhece a marca até o momento onde a compra é concretizada.

O funil de vendas é personalizável, ou seja, ele não possui uma regra definida para desenvolver o processo de vendas. Tudo irá ocorrer de acordo com o modelo do seu negócio.

Para compreender as etapas do funil de vendas específicas do seu próprio negócio, é necessário antes fazer os seguintes questionamentos:

– Qual o perfil do meu público?

– Quem assume a decisão de compra?

– Quais são as influências?

– Através de onde eles consomem meu conteúdo?

– Onde posso encontrá-los?

etapas do funil de vendas

Por meio destas perguntas, consegue-se traçar o perfil do seu público, e então produzir as etapas presentes no funil de vendas, que em média são em torno de cinco a sete. Confira a seguir as etapas básicas do funil de vendas, para que você possa estruturar o seu próprio.

Topo do funil

Eis o momento onde o lead terá o primeiro contato com a sua empresa. Sendo assim, é necessário investir em seu site, fazendo dele uma plataforma atrativa e amigável. Também é nesta etapa que você deverá obter o máximo de informações possíveis deste usuário. A dica para conquistar estes dados é produzir conteúdo de qualidade.

Qualificação

Esta etapa é fundamental para compreender se o cliente realmente está interessado em sua solução. Aqui é o momento para compreender os hábitos e necessidades do usuário, para que assim possa abordá-lo futuramente de uma melhor maneira.

Apresente-se

É aqui que sua equipe de vendas entra na área. Nesta etapa com os dados do usuário em mãos, o time de vendas consegue compreender o perfil de cada indivíduo e assim ofertar soluções que são de seu interesse.

Amadurecimento

Aqui, o cliente irá fazer a análise da sua proposta, comparando com seus concorrentes.

Nesta etapa, você ainda possui influência sobre o usuário, acompanhando todo o procedimento, sem deixar a situação “pesada”. Um meio de fazer isso, é oferecer testes gratuitos do seu produto/serviço.

Negociando

Etapa cujos clientes costumam efetuar as contrapostas, para que os preços oferecidos sejam reduzidos.

Uma dica importante: Não brigue pelos preços. Tenha em mente o valor da sua expertise e qual será o retorno do consumidor sobre o investimento.

Fechando o negócio

Nesta etapa do funil de vendas, deve ser feita o planejamento e comunicação da entrega. A transparência é fundamental para que você consiga fechar o seu negócio. Sendo assim, apresente as condições de liquidação, prazos de entrega etc.

Não esconda nenhuma informação de seu cliente, pois isso poderá gerar em consequências posteriores.

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