A importância dos 4 R’s do Marketing durante a Crise

por Agència Zíriga

Você já deve ter visto por aí como o mercado tem se comportado durante a crise. Do dia para a noite, centenas de negócios tiveram que mudar seu método de atuação no mercado para sobreviver a este momento. Mas como as empresas estão lidando com isso? Qual a importância da metodologia dos 4 R’s do Marketing em momentos como esse? Quais são as alternativas que vão ajudar seu negócio com novas estratégias a curto e a longo prazo? 

O que é e qual a importância dos 4 R’s do Marketing?

Ter certeza da importância de desenvolver um produto no momento certo, estipular preços atrativos – e que refletem o valor agregado -, além de escolher boas propagandas e planejar uma distribuição adequada, são questões básicas quando se pensa em desenvolver um produto ou serviço. O desafio, ainda mais quando avaliamos um panorama geral do nosso momento atual como sociedade, é desenvolver alternativas de serviços que fidelizam clientes de uma maneira que reforçam os valores das marcas e estreitem a relação e comunicação entre empresa x cliente. 

Dentro do Universo digital, existem milhares de metodologias que fazem parte da vida dos empreendedores, como os 4 P’s (Produto, Preço, Praça e Promoção) ou 4 C’s (Cliente, Custo, Comunicação e Conveniência). Neste post falamos sobre a importância dos 4 R’s do Marketing durante a crise e alguns dos os principais pontos da metodologia.

Reformular (replace):

Reformular seu negócio faz parte de todo planejamento estratégico, mas agora, o planejamento é prática. Diante à crise, a transformação digital é imprescindível. Redes sociais são questões básicas e o momento, agora, é de procurar ajuda! Faça cursos online, contate especialistas e entre, de fato, no mundo do Marketing Digital. 

O cenário é o mesmo em qualquer lugar: goste ou não, agora você precisa adotar medidas relacionadas a vendas online ou delivery. Encontre alternativas que alavanquem suas vendas online, o atendimento online através de WhatsApp ou Facebook Messenger são ótimas ferramentas que auxiliam nas vendas. Utilize todos os seus canais de comunicação para isso: ao invés de veicular apenas propagandas ou cunhos informativos, faça transações. Encontre alternativas que te façam optar pelo pagamento online – que é essencial! – e torne seu empreendimento mais seguro. Ao realizar entregas, se mostre disposto ao seu cliente para que eles possam interagir: nos posts, use hashtags! E nas entregas, que tal deixar bilhetes informativos com frases motivacionais além dos seus canais de contato? 

Resiliência (repackage):

Mais que nunca, se adaptar para manter o negócio vivo é fundamental. Mas, por onde começar? Já pensou em fazer comunicações mais diretas com seus clientes? Em um momento onde fazer campanhas para conquistar novos clientes é difícil, fidelizar os seus clientes e criar experiências positivas faz parte de uma estratégia que pode resultar em indicações de potenciais clientes além de reforçar a força da sua marca. 

É o momento de estar mais próximo! Seus clientes vão preferir os fornecedores que se sentem mais seguros, então, quais são os seus diferenciais? Quais são seus posicionamentos durante a crise? Um fator inegável desta crise é que a força da sua marca é o que vai te ajudar a vender, então, aproveite para sair diferente de como entrou nessa crise e utilize bem esta brecha para trabalhar seu branding. Neste momento, existem várias iniciativas que estão sendo tomadas por empresas e pelo governo para ajudar centenas de negócios, pesquise sobre elas. O Google anunciou mais de US$ 800 milhões para apoiar pequenas empresas e iniciativas humanitárias, distribuindo créditos para campanhas, entre outras ferramentas. 

Retorno (replenish):

Quais estão sendo seus principais aprendizados durante a crise? Algo que precisa estar em mente é: após a crise, não podemos voltar a ser como era no início disso tudo. O que mudou? O que pode ser incluído no planejamento para ser trabalhado de uma maneira mais eficaz? 

Analise o momento como uma oportunidade para criar novos diferenciais e alternativas que ressaltam seu negócio no mercado – como influenciadores e programas de afiliados. Expanda a percepção da sua marca diante a concorrência e se prepare para a volta, criando estratégias para resultados a longo prazo.

Reinventar (reposition):

Vivemos em um momento composto por várias mudanças… por fim, é preciso se reinventar. Entenda essas mudanças e observe bem os resultados: Inove no mercado, integre canais digitais para não depender de apenas um para vendas ou atendimento. Adote melhores maneiras para o trabalho remoto. Pesquise sobre os principais temas relacionados ao Universo Digital: O que é Marketing Digital? Marketing de Conteúdo? SEO? Inteligência Artificial? Big Data? Branding? O momento exige iniciativas que lhe tornem mais preparados e ágeis para lidar com as mudanças do mercado. 

Agora que você já sabe por onde começar, que tal entrar em contato com um time de especialistas prontos para ajudar você o seu negócio? Somos o braço principal das startups e através da inovação, tecnologia e estratégias digitais, influenciamos nos resultados e performance de empresas consolidadas e startups iniciantes.