Com milhões de usuários em todo o mundo, o WhatsApp é um dos aplicativos mais populares, principalmente aqui no Brasil.

Seu uso aqui no país vai muito além da troca de conversas com amigos e familiares. O app é também utilizado pelas empresas, com a finalidade comercial de prestar um atendimento mais rápido ao consumidor.

A prática ainda não é comum entre as grandes empresas, no entanto, alguns empreendimentos já têm aderido à tecnologia, principalmente as empresas de lojas virtuais, que aproveitam as ferramentas e o baixo custo do WhatsApp para tornar o contato entre consumidor e empresa ainda mais pessoal.

Apesar de o atendimento via WhatsApp estar se popularizando, muitas pequenas empresas ainda têm dúvidas sobre a sua funcionalidade e se o uso é correto, levando em consideração os termos de uso do aplicativo. Neste artigo, nós trazemos a resposta para tais questionamentos. Confira!

Os termos de uso do WhatsApp

Embora praticamente ninguém leia os termos de uso do WhatsApp após realizar o seu download, nas regras constam uma certa restrição comercial a respeito do uso do app para a utilização de mensagens spams ou até mesmo contato comerciais com os demais usuários.

Todavia, apesar das advertências, as empresas podem sim fazer uso do WhatsApp para fins comerciais, uma vez que não sejam enviados spams e o contato só seja feito quando o consumidor vier até a companhia via mensagem. Em outras palavras, o aplicativo deve somente servir como outra opção ao cliente de comunicação/atendimento com a empresa.

Vale ressaltar que, em casos de desrespeitos, o empresário tem como punição, a sua conta cancelada.

Benefícios do atendimento ao cliente via WhatsApp

Quando uma empresa cria uma conta no WhatsApp para prestar atendimento ao seu público, o principal objetivo a ser conquistado é o imediatismo. As pessoas buscam por cada vez mais instantaneidade, e dentre os principais aplicativos de comunicação, hoje o WhatsApp é o campeão.

Sendo assim, não adianta a sua empresa criar uma conta no WhatsApp de atendimento ao cliente, se há uma grande demora na resposta ao consumidor. Ou seja, a eficácia se faz fundamental.

Além do mais, o atendimento via app é bastante útil tanto ao empreendimento quanto ao consumidor pelos seguintes fatores:

  1. Para auxiliar na tomada de decisão, onde a loja esclarece dúvidas ao cliente e o apoia.
  2. No pós-vendas.

A questão do atendimento é um ponto crucial para o consumidor. Se a empresa não prestou um bom atendimento e assistência, solucionando as suas dúvidas e necessidades, as chances do cliente adquirir o seu produto/serviço são reduzidas.

Vale frisar que, é por meio do atendimento que o consumidor se fideliza à empresa ou não.

Como fidelizar o cliente pelo WhatsApp?

O segredo de sucesso para o uso do aplicativo WhatsApp como forma de atendimento está no empreendedor jamais dar início à conversa com o consumidor. O objetivo ao criar a conta no aplicativo é de unicamente, possibilitar aos clientes mais uma forma de comunicação. Quanto mais opções de comunicação uma empresa tiver, mais seguro o consumidor irá se sentir diante do seu negócio.

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