Tendências de Marketing em 2021: o que está em alta?
Tendências de Marketing em 2021: o que está em alta?

Que a pandemia mudou completamente a forma de atuação das empresas no mercado, estamos todos cansados de ouvir. Mas você sabe qual o caminho ideal para  se adequar às novas tendências de marketing digital surgidas nesse cenário?

Agora, gerar resultados reais e definitivos é um pouco mais complicado devido à alta competitividade que encontramos por aí. É necessário agir com cautela — estratégias que não se aplicam a essa realidade inédita podem comprometer o seu negócio no ambiente on-line, principalmente quando falamos sobre os investimentos utilizados nesse processo. 

A seguir, separamos as 4 principais tendências de marketing digital para vender mais em 2021.

1. Presença digital nas redes sociais

As redes sociais são, de fato, o principal veículo condutor de resultados atualmente. E por quê? Simples: as ferramentas digitais tornaram-se indispensáveis na rotina de cada um de nós durante o período de quarentena, seja nas horas e horas gastas nas timelines do instagram e do facebook, ou na procura de produtos e serviços pelo google

E partindo desse salto significativo no número de consumidores on-line, é claro que as empresas não perderam tempo. Dezenas de técnicas, métricas e artifícios passaram a ser utilizados para marcar uma presença digital e vender mais produtos online — é aqui que o jogo de cintura começa para atingir o público-alvo e destacar-se de seus concorrentes. Por isso, é importante saber como e onde se posicionar dentro de todas as possibilidades que a internet nos proporciona, então atenção aos pontos a seguir:

  • Engajamento gera resultado. A interação do público com o conteúdo disponibilizado pela empresa é, sem dúvida, o pontapé inicial de quaisquer ações assertivas, já que é a partir daí que descobrimos como tocar o coração de nossos leads. Entenda mais sobre o marketing de conteúdo e mergulhe nas oportunidades trazidas com seu bom gerenciamento.
  • Seu público possui preferências. Preste atenção, aspirante do sucesso: não adianta criar conteúdos relevantes e direcioná-los de forma errada. Caso o público-alvo seja composto de crianças e adolescentes, por exemplo, o interessante é explorar campanhas e anúncios voltados ao TikTok ou YouTube, plataformas mais populares entre os mais jovens. No caso da galera um pouco mais adulta, o Facebook e o Instagram acabam sendo as melhores apostas. Entendeu a jogada? Saiba com quem está lidando, colete informações, analise os dados pelo Google Analytics, aproxime-se! E não se esqueça da legislação por trás de tudo isso.
  • Sua empresa precisa de visibilidade. Para isso, o ideal é combinar os ambientes digitais que fazem sentido para o seu objetivo aos elementos importantes que auxiliam num bom posicionamento dos seus serviços nos mecanismos de busca dentro das plataformas utilizadas. Assim, cuide bem das técnicas de SEO, mesmo que orgânicas: elas garantem que sua empresa seja facilmente localizada quando seus assuntos relacionados são procurados  (e isso vale para quaisquer redes sociais que contam com ferramentas de busca, viu?).

2. O foco é o consumidor

Venda de produtos artesanais, uma loja de roupas e acessórios, restaurantes… Não importa qual seja o seu negócio, o sucesso vai depender exclusivamente de quem compra de você, e por serem protagonistas de toda história que será construída, esses caras precisam de cem por cento da sua dedicação, esforço e, principalmente, dos seus cuidados.  

E é assim que a Experiência do Usuário (UX) torna-se fundamental em 2021. Com um mercado cada vez mais competitivo, a atenção voltada ao seu consumidor deve ser redobrada — é o contato com a empresa que vai ditar se ele curtiu as propostas ou se o concorrente é mais interessante. Portanto: 

  • Aposte num bom design, afinal de contas, a primeira impressão é que fica. E se você não faz a menor ideia de como obter um resultado satisfatório, procure um profissional, pois este sim é capacitado para criar um visual original e bem estruturado, com uma visão mais aprofundada nas tendências em alta dentro deste campo.  
  • A comunicação também é um artefato valioso. De nada adianta uma interface maravilhosa, se a sua produção textual tem erros de ortografia, por exemplo. Que credibilidade uma empresa irá transmitir aos seus potenciais clientes, se a peça principal da relação entre eles não traz a menor confiança? 
  • UX vale para toda construção do seu marketing digital. O design tem de ser para lá de encantador e o conteúdo de texto deve passar uma mensagem clara, com técnicas que permitam um bom entendimento e fácil absorção

Acima de tudo, os usuários buscam por mais além de informações e ofertas empurradas logo de cara. Com as novas tendências de marketing e consumo após a pandemia, a maneira como os leads se envolvem com a marca tornou-se mais… complexa.

Ou seja, a experiência de cada usuário deve ser única; o que nos leva ao último (e talvez mais importante) ponto a ser analisado para traçar os próximos passos e atrair clientes nesse novo cenário digital:

3. Um atendimento especial vale muito

Seja no Marketing InBound ou OutBound, a humanização dos contatos com os leads tornou-se um fator decisivo na conversão em vendas. E apesar de parecer um processo simples e óbvio nas estratégias de marketing, muitas empresas encontram dificuldade em criar um vínculo com os possíveis clientes.

E essa situação é cada vez mais comum, principalmente num cenário onde os serviços de automação estão à todo vapor. Nesse caso, a saída pode se resumir a uma boa estruturação no Marketing Humanizado, que não só auxilia no processo de definição da persona que guiará suas estratégias, como permite uma aproximação cada vez maior com o seu consumidor.

Uma boa relação com seus consumidores vale ouro! Além da qualidade dos serviços ou produtos oferecidos, a fidelidade dos clientes tem muito a ver com um tratamento personalizado. Por isso, pense bem nas estratégias que transmitem as ideias por todo seu funil de vendas: o caminho a ser percorrido pelo seu lead do anúncio até a venda precisa ser majestoso. 

4. Conte com uma equipe qualificada

Lidar com todas as etapas que compõem o marketing digital sem ajuda pode ser um desafio e tanto. A falta de instrução para realizar alguns processos específicos e necessários somada ao tempo escasso no cotidiano corporativo exigiram atitudes imediatas: um investimento assertivo que trouxesse resultadossem tiro no escuro

E foi em meio à essa crise que as agências de marketing tornaram-se verdadeiras estrelas por trás de grandes sucessos quando falamos de e-commerce; isso porque seus serviços oferecem estratégias consolidadas em todos as áreas necessárias para o sucesso do seu negócio, por exemplo:

  • A análise de mercado responsável pelo mapeamento de oportunidades e estratégias;
  • Criação e otimização do seu site para os mecanismos de busca;
  • Planos de ação para impulsionar resultados reais e definitivos;
  • Criação e gestão de conteúdos nas redes sociais;
  • Administração de dados que auxiliam na visualização da performance da empresa no ambiente digital.

Assim fica mais fácil! E as vantagens de contratar uma agência de marketing digital não param por aí. Usufruir das atividades executadas por uma agência bem capacitada não só implica em resultados esperados, como por exemplo, abre cortinas de um legítimo palco para uma empresa influente em seu nicho de atuação.

Agora que você já sabe quais são as tendências de marketing para 2021, aproveite para conhecer nosso blog! Ou seja, nele você encontra materiais feitos especialmente para quem quer saber um pouco mais sobre as principais formas de atuação no mercado digital, além de dicas relevantes para o sucesso das suas vendas on-line.

Por fim, você quer por em prática as estratégias aprendidas com as tendências de marketing? Contamos com uma equipe de especialistas prontinhos para te atender! Entre em contato conosco e saiba mais.

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