Sobre a mesa, um notebook apresentando a seguinte mensagem: Black Friday 2020. À direita da imagem, a mão de uma pessoa usando o teclado do notebook.
Saiba mais sobre a Black Friday 2020 e a estratégia no Marketing Digital

A Black Friday ainda se mostra uma grande oportunidade para que varejistas possam expandir as suas vendas e ampliar o leque de públicos. Diante das consequências da pandemia do novo coronavírus e em um cenário repleto de competidores e ofertas, como se diferenciar? O que esperar da Black Friday 2020 e como criar uma estratégia no Marketing Digital para aproveitar o momento e alavancar o seu negócio?

A Black Friday 2020 e expectativas

No ano passado, segundo dados da EbitNielsen, o faturamento da Black Friday bateu 3,2 bilhões de reais em apenas dois dias de evento. O e-commerce registrou a alta de 23% em relação ao mesmo período comparado a 2018, demonstrando um dos melhores desempenhos até então. 

Segundo dados da pesquisa Black Friday 2020 elaborada pela Inteligência de Mercado da Globo, 7 em cada 10 brasileiros deixaram de comprar algo neste ano por conta da pandemia. Os dados revelam que, as pessoas que querem comprar, optam por canais digitais para aproveitar as promoções das datas relacionadas a época da Black Friday e se presentear.

Para os empreendedores, a data representa uma chance para que as empresas possam reconquistar seus consumidores e criar novas ações para inovar comércios offline integrando-os com comércios online. Para alguns especialistas, a tecnologia da geolocalização e notificações são ótimas opções para enviar cupons e ofertas personalizadas para os clientes.

Algumas iniciativas passaram a fazer parte do escopo dos negócios para aproximar o consumidor do estoque. Driblando a crise dos correios e os atrasos em entregas para prazos normais em decorrência à crise do coronavírus, a oferta de um mix maior de produtos se tornou uma opção para os negócios. A ideia é oferecer uma variedade maior de produtos para os clientes para potencializar e aumentar as vendas e permitir que as compras tenham um volume maior, principalmente, pelo baixo custo oferecido ao consumidor. 

Além disso, ofertas como “Retire na Loja” ou “Clique e retire” se mostram grandes pontos de atenção para aproximar o produto do consumidor, que normalmente é reservado na loja mais próxima e é enviado para o cliente na sequência, diminuindo os dias de espera do recebimento do produto.  

Como estar preparado no digital?

Através de lojas virtuais, aplicativos e a internet, a venda e o consumo online subiram 71% durante o período de reclusão da pandemia. Algumas categorias bateram recorde, como por exemplo, os vale-presentes, que atingiram  uma venda de 600% na mesma época. Esses dados são indicadores fortíssimos para investir na Black Friday, a data mais aguardada pelos consumidores.

Mas, com tanta gente querendo comprar online, você sabe quais pontos do seu negócio precisa trabalhar para suportar esta demanda? Marcelo Pacheco  (CTO da Zíriga) falou um pouco à respeito e listou algumas dicas:

  • O seu site é responsivo? A tecnologia utilizada nele está preparada para receber um grande número de acessos? Seu aplicativo vai funcionar corretamente? É importante estar atento às tecnologias para garantir que seu site suporte estes acessos e não saia fora do ar, assim como o aplicativo.
  • A jornada do usuário é bem definida? Ou seja, os passos que o consumidor precisa seguir para levá-lo até a compra final são estrategicamente pensados? Lembrando que, quem tem poucos passos, tem mais chance de converter. Para entender se a estratégia é a correta, é importante fazer uma análise sobre a Jornada do Usuário.
  • Já deu o start das campanhas? Não é porque a Black Friday é em novembro que as campanhas devem ser veiculadas perto da data! Facebook e Instagram, assim como outras mídias sociais, usam algoritmos para encontrar a pessoa certa pra você, por este motivo, é importante começar com as campanhas antes da data para esquentar este lead e prepará-lo para o dia ou semana da black friday. Fazendo isso, você aumenta as chances de alcançar pessoas que tenham mais a ver com o seu negócio.
  • Como anda o seu disparo de e-mail marketing? Estes disparos estão sendo feitos com frequência? Você precisa criar pontos de cadastro no seu site e fazer uma lista própria para disparo. No Brasil, este tipo de disparo continua tendo uma ótima aceitação 

Consolide a sua estratégia de Marketing Digital!

Com o comércio eletrônico ganhando cada vez mais força no mercado digital, é importante que você tenha uma estratégia consolidada! Ou seja, é importante pensar no seu funil de vendas e considerar ações específicas para cada uma das etapas, deste modo, você consegue acompanhar o lead em cada uma delas e guiá-lo para a etapa de compra final com uma estratégia de marketing alinhada à KPIs para alavancar o seu negócio.

Não é a toa que 83,4% das empresas no Brasil adotam o marketing de conteúdo para criar ações e conteúdos mais ricos. Cada vez mais, as empresas buscam posicionar seu negócio de maneira assertiva e construir uma imagem positiva da sua marca. Que tal contar com uma equipe de especialistas disposto a entender as dores do seu negócio e alavancá-lo através do marketing digital? Nosso time está ansioso para saber mais sobre você e o seu negócio para que você tenha resultados incríveis na Black Friday 2020!

contato

Quer dar um twist no seu negócio? Entre em contato e a gente se encarrega de apresentar o projeto ideal para sua marca!