Podemos chamar de site responsivo uma mídia que é flexível, isto é, quando automaticamente ele se molda ao dispositivo do visitante, seja em PC, celular ou até mesmo tablet. O site responsivo chega a alterar a sua disposição e aparência para o formato da tela em que é exibido, isto é, se o visitante tem uma pequena tela, os elementos que formam o site irão se reorganizar de modo a apresentar primeiro os itens principais.

Como são os sites que não responsivos?

Já em smartphones tudo fica um pouco mais limitado, às vezes até precisando optar pelo recurso zoom para conseguir ler a página. Já os detalhes como menus e botões chegam a sair da formatação, já que não foram pensados para esse tipo de dispositivo.

 

Um site responsivo é mais caro?

Em geral a tecnologia do site responsivo já está inserida na maior parte das empresas de tecnologia e de desenvolvimento de sites, que, normalmente, não cobram valores a mais ou a parte para fazer a criação do site neste modelo.

Eu já tenho um site. Preciso remodelá-lo para este novo formato?

Sim, é preciso que o quanto antes você molde o seu site para que ele se torne responsivo, principalmente se você trabalha com SEO, rankeamento ou Marketing Digital. O motivo? O Google inseriu como fator de classificação nos seus resultados sites que já estejam compatíveis com o formato responsivo.

De qualquer forma, é primordial que o seu site esteja o quanto antes dentro deste molde pela experiência de navegar que você deve disponibilizar ao visitante, bem como para ajudar no aumento da sua relevância e se tornar ajustado aos buscadores.

 

O mercado e os sites responsivos

Conheça abaixo algumas informações que fará com que você pense bem melhor sobre o tema site responsivo:

  • O País conta com quase 276 milhões de acessos por celular
  • O tempo de espera de 7 em cada 10 usuários par que os sites via celular abram é de, no máximo, 5 segundos.
  • 4 entre 10 usuários que tiveram problemas em entrar em um site via mobile disseram que não voltariam mais a tentar.

 

Ajuda profissional

Para conseguir maiores chances de tudo dar certo com seu site responsivo é preciso que você deixe o amadorismo de lado e parta para a ajuda profissional, pois só assim você conseguirá ajudar o seu negócio a ter mais sucesso. A agência Ziriga (http://www.ziriga.com.br) é especialista em construir a imagem das empresas, além de chegar ao objetivo online, gerando tráfego e visibilidade para a marca.

Um dos pontos que a Zíriga costuma trabalhar com seus clientes é o site responsivo, transformando ou criando o seu site de forma que ele se adapte a diversos tipos de equipamentos, para uma melhor visualização do usuário. O diferencial da Zíriga é a performance, já que leva soluções que vão desde o brading, até campanhas eficientes de Marketing Digital. Não deixe de consultá-la antes de iniciar o seu projeto de Site.