Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar a experiência de navegação.

Consulte nossa nova política de privacidade

UX: conceito capaz de transformar pessoas em clientes
UX: conceito capaz de transformar pessoas em clientes

A UX é, sem dúvida, o primeiro passo para alcançar influência no mercado digital. A seguir, nossa equipe separou os principais elementos da User Experience, para que o seu negócio online seja capaz de encantar o coração dos seus navegantes e gerar mais conversões. 

O que é a UX, afinal de contas?

Em poucas palavras, a User Experience (UX) é a experiência que o usuário tem ao interagir com quaisquer marcas, serviços, produtos ou recursos em determinado site ou plataforma no ambiente digital. 

Para os e-commerces, uma boa Experiência do Usuário significa uma interação agradável entre o usuário e alguma marca no âmbito online; seja em um blog, site de compras ou nas próprias redes sociais.

Os principais elementos que compõem a User Experience, no ambiente digital, são:

  • Utilidade

Sendo o principal fator de sucesso para qualquer e-commerce, as funções presentes no site da empresa devem ser úteis aos usuários. Por isso, atente-se às seções e menus presentes, a fim de aprimorar a navegação dos consumidores.

  • Usabilidade

A usabilidade pode ser definida como a simplicidade com que os visitantes navegam em alguma plataforma digital para realizar uma tarefa ou objetivo; como por exemplo, a facilidade em pesquisar, saber mais sobre determinado produto e finalizar a compra

  • Visualização 

A visualização diz respeito a tudo aquilo que é visível na plataforma utilizada, ou seja: a identidade visual, estrutura de imagens, textos e toda estética do e-commerce, devem permitir uma boa compreensão por parte dos usuários e encantar seus corações. 

  • Otimização da velocidade do site

Quem é que gosta de um site que demora um milênio para carregar alguma página ou objeto de pesquisa? 

Para uma boa Experiência do Usuário, o site do e-commerce deve ser livre de bugs e contar com uma rápida resposta às interações do navegante. Para isso, entenda a plataforma do site e fique por dentro no que pode prejudicar a navegação

Se você pretende atingir mais pessoas e gerar conversões a partir de uma boa UX, leia também: A personalização da Experiência do Usuário pode alavancar o seu negócio.

Como melhorar a UX do meu e-commerce? 

Para aprimorar a navegação e oferecer uma boa Experiência do Usuário no seu site, separamos os principais pontos a serem avaliados para a configuração da plataforma utilizada pelo seu e-commerce:

  • Conte com funções, botões e menus bem dispostos pelo site

Isso irá facilitar a localização e interação dos usuários com os elementos presentes no site, o que, sem dúvidas, trará uma enorme satisfação durante a navegação pelo e-commerce. 

  • Descomplique a vida do seu consumidor

Os usuários querem desempenhar pouco (ou nenhum) esforço na hora de comprar algum produto no seu e-commerce. Por isso, pense em funções básicas e passos descomplicados para que sua jornada seja simples, intuitiva e prazerosa

  • Trabalhe em um layout encantador

A partir de um conhecimento prévio nos hábitos de consumo do seu cliente, é possível desenvolver o design perfeito e que agrade os olhos dos visitantes. 

Além disso, é importante contar com uma boa disposição de imagens e palavras pelo site. Assim, os usuários podem localizar uma informação facilmente. 

  • Adeque seu e-commerce a todo tipo de dispositivo

Embora atualmente a navegação pela web seja feita quase sempre pelos dispositivos móveis, ainda há quem prefira os desktops como principal veículo de navegação.

Portanto, é fundamental ter um site responsivo para que a UX não seja comprometida quando a navegação acontecer de outros dispositivos.

  • Tenha um suporte sempre à disposição

Contar com um suporte sempre à disposição do usuário é imprescindível para uma boa UX. Deixe contatos a dispor do seu consumidor, para que ele possa reportar algum problema ou pedir auxílio em algum processo durante a sua compra. 

Outra dica valiosa é a utilização de chats para a comunicação — um diferencial e tanto para a UX atualmente.

Quais os benefícios do User Experience no meu e-commerce? 

Não adianta oferecer produtos incríveis com um preço imbatível, se seu site não tem uma boa Experiência do Usuário; seus concorrentes sempre sairão na frente. 

Uma comunicação (visual e textual) clara, uma navegação simples e intuitiva e um ambiente acolhedor, que tem tudo a ver com o seu cliente, são exemplos de situações que tornam a compra, uma ação prazerosa

Priorizando a Experiência do Usuário, os resultados são espetaculares diversos segmentos do e-commerce, por exemplo: 

  • A empresa terá um maior engajamento;
  • Os níveis de satisfação do cliente são excelentes; 
  • As Taxas de conversão aumentam 
  • A fidelização do cliente é mais provável; 
  • É possível alcançar influência no mercado.

Como implementar uma UX eficiente no meu site? 

Como se trata de questões que abrangem uma boa pesquisa de mercado, uma análise minuciosa nos hábitos e costumes do público-alvo e uma estruturação adequada no site e no design, a implementação de uma boa UX no seu e-commerce exige profissionais qualificados. 

Portanto, para mandar ver na Experiência do Usuário e alcançar uma taxa de conversão jamais vista no seu e-commerce; a equipe Ziriga não mede esforços para te ajudar no que for necessário. 

Por fim, você esta pronto(a) para criar uma nova história a partir de uma UX compatível com as expectativas do seu consumidor? Entre em contato com a gente! 

contato

Tem alguma dúvida? Deseja alavancar seus objetivos? Nosso time está disponível para ajudar você. Vem bater um papo com a gente :)

Fale com alguém da nossa equipe:

    Quais dos nossos Produtos te interessam?

    Fale com alguém da nossa equipe:

      Quais dos nossos Produtos te interessam?