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Você está cansado(a) de trabalhar incansavelmente em conteúdos de qualidade, produtos extraordinários e em um planejamento estratégico que nunca traz o engajamento esperado? O problema pode estar relacionado à sua identidade visual. Neste artigo, entenda como um branding visual pode influenciar nos resultados da sua empresa e porquê a identidade visual tornou-se um fator decisivo quando falamos sobre uma alta taxa de engajamento. 

E-commerce: identidade visual como propulsora de engajamento
E-commerce: identidade visual como propulsora de engajamento

Em primeiro lugar, com o avanço na tecnologia através dos últimos anos, o mercado adaptou-se completamente ao ambiente digital — as maneiras de realizar um bom marketing também.

Sobretudo, para desenvolver estratégias efetivas e que tragam bons resultados, é importante ter um conhecimento prévio sobre os hábitos e preferência do seu consumidor. 

Neste cenário, uma necessidade surgiu por parte dos profissionais de marketing digital: um estudo aprofundado nos conhecimentos relacionados ao comportamento dos consumidores. Afinal… Nenhuma estratégia é mais certeira do que entender como a cabecinha dos seus possíveis clientes funciona, certo?

Assim, grandes marcas e empresas passaram a investir esforços no chamado neuromarketing — para conectarem-se, profundamente, às mentes e corações sedentos por consumo de seus possíveis clientes. 

Neste estudo, percebeu-se o seguinte: o primeiro aspecto a ser absorvido pelo cliente, antes da decisão de compra, é um visual cativante. Adiante, explicamos um pouco mais sobre a relação entre uma identidade visual bem feita e o engajamento dos consumidores:

Por que uma boa identidade visual gera mais engajamento?

Você, com certeza, já ouviu dizer que a primeira impressão é a que fica

Digamos que, para um e-commerce, esse ditado popular torna-se uma regra indispensável se o intuito é obter sucesso nas vendas online. Isso acontece por alguns motivos:

Diariamente, centenas de milhares de conteúdos são consumidos pelos internautas em diversas plataformas digitais; sejam eles vídeos, imagens, textos, gifs… Para o cérebro, captar e absorver esse tanto de informações torna-se quase impossível

É por isso que anúncios, campanhas e conteúdos disponibilizados através das redes sociais de marcas e empresas passam constantemente despercebidos pelo público-alvo de determinado nicho. É aí, jovem empreendedor(a), que uma identidade visual bem feita faz toda diferença — a seguir, separamos os principais motivos de uma boa identidade visual trazer uma maior taxa de engajamento: 

1.Traz mais visibilidade à marca

Quando bem feita, a identidade visual chama atenção naturalmente — o que é um grande passo dentro de um mercado implacável e uma rede tão repleta de conteúdos, como mencionado anteriormente. 

Nesse cenário, um dos papéis fundamentais do branding visual é marcar presença e destacar a empresa do mar de concorrentes dentro do ambiente online.

Leia também: 6 razões para contratar uma agência de marketing digital

2.Passa confiança ao consumidor

Vamos imaginar a seguinte situação: o mesmo produto, o mesmo preço, mas lojas diferentes

Uma das lojas não possui um design muito agradável; o site está desorganizado e cheio de cores, e, além disso, palavras e formas disformes que trazem uma tremenda poluição visual

A outra trabalhou num design mais clean; as letras, cores e formas contam com uma padronização. Aqui, fica fácil diferenciar cada elemento e a empresa demonstra saber bem o que faz. Deu pra sacar a diferença?

3.Causa uma conexão e identificação com a marca

Todavia, além de trazer confiança ao consumidor, uma identidade visual, quando pensada é capaz de despertar sensações únicas e um sentimento de pertencimento àquele espaço digital. 

É como se o seu cliente — ou potencial cliente — batesse o olho na sua identidade visual e pensasse algo parecido com… “Pois bem, então! Esta empresa foi feita para mim!”

4.É responsável pela transmissão do propósito da empresa

Você já deve estar habituado(a) às definições da missão, visão e valores de um negócio, certo? 

No ambiente digital, estes três pilares funcionam para mostrar ao mundo o motivo de sua empresa estar aqui. Neste sentido, a identidade visual é um complemento importantíssimo para que tudo funcione como o esperado. 

Em outras palavras: você pode passar horas e horas montando estratégias, planos de comunicação e conteúdos de arrasar o coração… Sem uma boa identidade visual, nada disso vai gerar um bom engajamento. 

Quais são os elementos que compõem a identidade visual?

Cores

As cores são, sem dúvida, o elemento mais importante de uma boa identidade visual. É importante pensar muito bem nas cores utilizadas pela sua marca, já que existe uma psicologia por trás delas. 

Por exemplo, a cor preta nos trás a ideia de elegância, luxo e poder, enquanto a cor rosa transmite uma sensação de carinho, amor e conforto. Estude a psicologia das cores e entenda quais delas fazem sentido para o seu negócio.

Formas

Assim como as cores, as formas utilizadas na identidade visual da sua marca também transmitem diferentes ideias.

Tipografia 

A tipografia (formas das letras utilizadas) também é importante para trazer uma personalidade única à sua marca. Use e abuse da criatividade para encontrar uma tipografia que seja a cara do seu público-alvo. 

Como criar uma boa identidade visual?

1.Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para criar uma identidade visual que gere engajamento é, sem sombra de dúvidas, conhecer — muito bem — quem você pretende atingir. Só assim é possível ditar cada passo para a construção visual da sua marca. 

2.Busque referências

Inspirações são necessárias para dar asas à criatividade e entender qual personalidade você quer dar à sua marca. Por isso, busque referências pela internet e saiba qual caminho quer seguir antes de botar as mãos na massa. Os resultados serão esplêndidos! 

3.Saiba quais ferramentas utilizar para a criação da sua identidade visual grátis

Muitos empreendedores têm uma ideia excepcional para o desenvolvimento da identidade visual da sua marca, mas não fazem a menor ideia de por onde começar. Abaixo, separamos as ferramentas gratuitas (e online) mais utilizadas para começar:

Conte com profissionais qualificados 

Embora existam inúmeras ferramentas e materiais que auxiliem na criação de uma boa identidade visual, alcançar resultados e um engajamento realmente significativo exige uma análise minuciosa e muito estudo em questões como: 

  • Perfil comportamental do público-alvo; 
  • Neuromarketing e suas aplicações em designs assertivos; 
  • Design e layout. 

Se você quer uma identidade visual irresistível feita por profissionais que te dêem as mãos na hora de alcançar resultados, estamos aqui por você! 

Por fim, nosso time oferece tudo aquilo que a sua marca precisa para construir uma presença digital poderosa, com um visual encantador… 

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