Atendimento via chat: a importância para a Experiência do Usuário

Cada vez mais empresas implementam o atendimento via chat em seus negócios, não por acaso: a facilidade de contato supera quaisquer outras formas de atendimento e poupa muito tempo do consumidor — e da empresa. A seguir, confira a importância em implementar o atendimento via chat para arrasar na UX do seu cliente:

O chat e a Experiência do usuário

Este momento tão singular vivido pelo mundo todo mudou radicalmente as formas de consumo na internet. Agora, o espaço digital ganha ainda mais força, principalmente no Brasil — país que quase lidera o ranking mundial da utilização na internet.

Pois bem: com o crescimento exponencial de compras no ambiente online, principalmente após o início do isolamento social, a urgência em obter suporte no caso de algum problema durante a compra aumentou igualmente.  

Além disso, é perfeitamente normal que, durante o processo de compras, surja alguma dúvida sobre algum produto e suas especificações.

É aí que o atendimento ao cliente via chat ganha destaque e sai na frente de outros tipos de canais para comunicação, afinal de contas, o contato torna-se muito mais humanizado, né? 

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Por que utilizar o atendimento ao cliente via chat?

1.O que o cliente precisa é fornecido de bate-pronto

O consumidor não precisa mais gastar horas ao telefone para tirar alguma dúvida ou resolver algum problema. Com a implementação de um chat de comunicação, é possível sanar algumas das necessidades do cliente de maneira simples, rápida e ágil. 

Assim, o usuário obtém as informações necessárias em pouquíssimo tempo — o que impacta diretamente em uma boa experiência do usuário, já que suas questões são resolvidas imediatamente.

2.A empresa também tem seu tempo otimizado

Chega de responder e-mails e atender inúmeras ligações cujos assuntos resumem-se aos mesmos problemas de sempre: a utilização do chat permite uma maior flexibilidade dos funcionários responsáveis pelo atendimento. 

Portanto, ao invés de sanar dúvidas corriqueiras por telefone ou e-mail — o que leva muito tempo — os funcionários podem investir seus esforços em mensagens de texto que atendam às expectativas dos clientes durante a conversa no chat. Assim, instantâneamente! 

E se as respostas forem automáticas… Melhor ainda!

3.O chat ajuda a estreitar laços com o consumidor

Já que a maioria dos usuários da internet preferem um chat de atendimento ao cliente, não é difícil de imaginar que as empresas que usufruem desse serviço tenham um lugar no coração dos internautas.  

O chat possibilita uma relação mais próxima com o cliente, já que as horas de distância entre uma resposta e outra desaparecem. Além disso, quando atendidos rapidamente, os consumidores depositam muito mais confiança na marca…

4.Sua empresa estará sempre à disposição cliente

No caso dos chats automatizados, além de as questões impostas pelo consumidor serem atendidas imediatamente, eles podem recorrer à ajuda o dia inteiro, todos os dias. 

Desse modo, a satisfação do cliente é expressamente maior, já que não há espaço para um silêncio ensurdecedor entre o problema apresentado e a solução por parte da empresa. 

5.É possível colher informações importantes para aperfeiçoar a experiência do seu usuário

Durante o contato do consumidor, as empresas podem perceber alguns pontos que passaram despercebidos durante as estratégias de marketing para o atendimento digital. 

No atendimento via chat, os problemas e dificuldades encontrados pelo cliente são reconhecidos mais facilmente  — uma vez que a ação está acontecendo ao vivo. 

Mas atenção!

Para que o atendimento ao cliente via chat tornar-se um aliado na aproximação com o consumidor — e no impulsionamento de resultados, por consequência —, é importante contar com alguns cuidados na hora de implementar esse canal de comunicação

Adiante, entenda como melhorar o atendimento ao cliente por meio dos chats de comunicação:

  • Atente-se ao atendimento automático: 

Caso a empresa utilize robôs no atendimento, é importante prever todas as ações do cliente: não adianta contar com um chat super tecnológico, se não é possível resolver nenhum problema rapidamente.

Por isso… fique ligado(a) nas respostas fornecidas para atender às expectativas do consumidor e não deixá-lo na mão. Lembre-se: um atendimento humanizado vale muito.

  • Não limite-se às tecnologias automatizadas

O ser humano é falho, mas no caso de fornecer suporte ao consumidor, os robôs podem ser ainda piores. Por esse motivo, é importante fornecer alternativas de um atendimento direto com os colaboradores da empresa. 

Dessa forma, seus consumidores se sentirão acolhidos e certamente terão suas dúvidas e problemas solucionados de maneira satisfatória.

  • Saiba onde está seu cliente

Muitas vezes, o consumidor interage com a marca em canais de comunicação além do próprio site da empresa. À vista disso, é importante conhecer o seu público-alvo para se posicionar corretamente. 

Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, Telegram, LinkedIn… — tudo vai depender das preferências do seu consumidor. 

Por fim, se você pretende implementar um chat de atendimento ao cliente, mas enfrenta problemas na sua estruturação… Que tal deixar o nosso time de especialistas te dar uma força? 

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