A ideia é representar que várias engrenagens representam o todo, através disso, questionamos:  Mercado automotivo x Modelo de negócio disruptivo. É possível?

Como estimular a inovação em meio ao mercado automotivo? Como um modelo de negócio disruptivo pode agregar valor nesse mercado? É possível inovar?

Independente de qual for sua área de atuação, pensar em inovação é basicamente uma obrigação. Dia após dia, os comércios e o mundo estão cada vez mais globalizados, através disso, pensar em soluções que te façam ficar à frente dos seus concorrentes é o mínimo que incentiva a inovação. Lembrando que, inovar não necessariamente é criar algo do zero mas também modificar antigos costumes, criar constância e captar tendências, isso tudo se torna uma das maneiras viáveis para continuar estimulando a inovação.

Se tratando do universo digital, existem vários temas que ganham pautas, recentemente a Indústria 4.0 possui destaque. Mas mesmo que existam soluções para setores como #FoodTechs, #Agtechs, #Fintechs, #Construtechs, #Iot e #SegurançaDigital – que são mercados em ascensão – o setor automotivo também segue o mesmo rumo, mas sofre com questões mais simples como o desgaste no processo de trocas, burocratização e defasagem para encontrar contrapartidas adequadas às necessidades do usuário. Foi apostando no setor e reconhecendo esses gaps que Ricardo Simões Ferreira elaborou o projeto Pense Troque

Qual a inovação? 

Sabemos que existem centenas de sites que realizam a compra, venda ou troca de veículos e que seguem o mesmo padrão em termos de modelo de negócio. Com isso, o problema continua sendo o mesmo: é necessário analisar várias propagandas em diversos lugares diferentes, ou seja, nada viável. Não existe uma solução que torne o processo menos doloroso e mais produtivo, ao menos, não existia. Quando se encontra o veículo dos sonhos, existe uma contrapartida que não é aceitável ou uma transação que não é adequada. Foi através dessa análise que o modelo de negócio da Pense Troque se mostrou disruptivo, inovador e a solução para esse problema. 

Apostando no sistema “Matchmaking”, ou seja, encontro de desejos mútuos, a Pense Troque coloca em questão de segundos os interessados em trocar de veículos frente a frente.  A solução atua diretamente na dor do consumidor: apresenta ao cliente correspondências adequadas ao perfil, permitindo que ele possa escolher a que mais lhe interessa com base nos parâmetros pré-estabelecidos dos veículos e metas financeiras. O trocador também sai ganhando, ele tem acesso às informações de contato e a conexão entre as contrapartes acontece através do cruzamento dessas informações, encontrando a melhor correspondência para efetuar a troca através do aplicativo. Ou seja, os dois saem ganhando: o cliente final obtém as informações do veículo de uma maneira muito mais rápida e prática, que condiz com sua especificação no aplicativo e melhora a experiência do usuário, driblando anúncios e propagandas desnecessárias que aparecem ao decorrer do processo; Já o varejista expande sua cartela de clientes muito mais rápido, além de expandir o alcance do mercado de troca de veículos.

Estratégia e posicionamento

A Pense Troque é a solução ideal para você que quer trocar o seu veículo sem burocracias e negociar do seu jeito. Para posicioná-la com o grande potencial que possui, a Agência Zíriga abraçou esse projeto e topou o desafio: uma estratégia voltada ao aumento da percepção da marca (brand awareness), abordando temáticas que tornam o mercado automotivo um “prato cheio” no quesito inovação. 

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