Como a personalização da Experiência do Usuário (UX) pode alavancar o seu negócio
Como a personalização da Experiência do Usuário (UX) pode alavancar o seu negócio

Um dos componentes mais importantes dentro das estratégias de marketing digital é a Experiência do Usuário. Boas empresas utilizam a personalização da UX para encantar seus navegantes e trazer mais conversões, entretanto, sua aplicação não é tão simples quanto parece. 

Neste artigo, entenda quais são os principais conceitos de Experiência do Usuário e como personalizá-los para marcar sua presença digital e melhorar seus resultados online: 
 

O que é a Experiência do Usuário?

Em primeiro lugar, todos aqueles que trabalham com e-commerce já tiveram contato com elementos que fazem parte da UX — mesmo sem saber do que se trata. Isso porque esse conceito abrange toda interação do usuário com uma marca no ambiente digital:

Imagine, por exemplo, que o usuário está navegando pelo seu site através de um smartphone. Com uma experiência do usuário bem elaborada, a visualização de algum anúncio, a facilidade de localizar informações e, inclusive, efetivar a compra com alguns toques são exemplos de ações constituintes de uma boa Experiência do Usuário. 

Portanto, uma boa experiência online significa, basicamente, um consumidor (ou navegante) satisfeito com o desempenho do site ou produto/serviço.

O intuito por trás de processos que otimizam a UX é, em outras palavras, ter uma visão macro para que, através de um planejamento bem elaborado, demonstre a necessidade de existir um ciclo contínuo de compra, renovação, fidelização, integração de canais, pré-compra e pós compra. 

Como implementá-la na minha loja virtual?

Agora que você entendeu os caminhos que levam o seu consumidor ou possível cliente à uma boa Experiência do Usuário, é hora de saber quais os elementos essenciais para aplicá-la no seu e-commerce:

Um site otimizado:

Em primeiro lugar,  os usuários querem praticidade, Brasil! Esqueçam sites que não acompanham o ritmo frenético de todos os usuários da internet: eles precisam realizar ação e precisam agora.

Portanto, o primeiro passo é pensar na estrutura – a estética vem depois. A organização visual ajuda a pensar em outras questões que influenciam no desempenho e performance do site. 

Ou seja, antes de tudo, os profissionais passam vááários dias estudando e entendendo como criar um site que seja rápido, performe bem e seja para lá de encantador.

Uma comunicação clara, objetiva e pessoal:

Além de exigir uma comunicação visual agradável aos olhos do navegante, a User Experience também depende de uma linguagem adequada a cada tipo de público.

Não só isso: os elementos textuais devem ser objetivos e muito bem dispostos para não confundir os navegantes da página.

Um site Um visual encantador e aconchegante:

Desde o design utilizado nas artes que compõem os anúncios até a interface de todo site ou mídia social, é importante contar com elementos visuais que sejam confortáveis e facilmente compreensíveis.

Nada de um montão de informações que levem a atenção do usuário a diversos elementos na tela. Isso é terrível! 

Pensar em um design perfeito, uma interface absurdamente bela, produtos relevantes e de qualidade vem depois de todo o estudo. É neste momento que temos o match perfeito: performance e design trabalhando juntos para conquistar o consumidor. Demais, né?

Imersão: 

Todos os componentes acima, quando bem combinados, levam os usuários a uma vivência única de conexão com a empresa.

É importante fornecer tudo aquilo que o usuário precisa, na hora que ele precisa — e para que isso ocorra, a jornada do usuário deve ser simples, intuitiva e apaixonante.

Por que investir na personalização da Experiência do Usuário? 

Quando o site, página ou plataforma oferece todos os itens que compõem uma experiência personalizada ao gosto dos usuários, todos ganham por isso. Quer saber por quê?

1. A compra torna-se uma ação prazerosa aos consumidores que usufruem de uma boa usabilidade.

Afinal… Quem não gosta de um layout funcional, em um site cheinho de produtos que são exatamente aquilo que estamos procurando? Isso otimiza MUITO o processo de compra!

2.As taxas de conversão aumentam, já que há uma maior confiança e identificação com a marca.

Depois de perceber que aquela empresa é a nossa cara e navegar por sua página ou site sem dores de cabeça, a decisão de compra torna-se muuuuuito mais fácil.

3.A Experiência do Usuário é um fator decisivo para a fidelização. 

Quando todos os procedimentos que fazem parte da jornada do usuário são conhecidos — e bem aproveitados — pelos consumidores desde a primeira compra, é claro que a empresa ganhará preferência em escolhas futuras.

O que é a jornada do usuário, afinal de contas?

Se não ficou muito claro, ao longo do texto, o que a jornada do usuário significa, é possível resumi-la como  todo caminho que o cliente ou consumidor percorre. Tudinho. Desde o primeiro contato com a publicidade da loja, até o momento em que a compra é finalizada — Ah, não se esqueça de que o suporte fornecido pela empresa também faz parte do pacote! 

É, basicamente, todo funil de vendas — mas vivido pelo outro lado. Uma boa jornada do usuário é composta das percepções definidas nas palavras e adjetivos presentes nas entrelinhas do texto: 

  • Beleza;
  • Facilidade;
  • Funcionalidade; 
  • Relevância.

Se seu site conta com todos esses atributos e ainda é capaz de adaptá-los à sua persona, a Experiência do Usuário fornecida por sua empresa certamente é adequada — logo, a jornada do seu usuário surtirá efeitos à satisfação dos clientes e aos resultados da empresa. 

E se você precisa de uma mãozinha… 

Não hesite em procurar ajuda profissional. 

Por fim, embora a Experiência do Usuário seja pautada em situações já vividas pela maioria dos empreendedores — procedimentos como a pesquisa de mercado para identificar tendências, o mapeamento da persona e a estruturação de um site otimizado que conta com um bom design tornam-se um desafio e tanto. 

Por isso, contamos com um time de profissionais especializados e capacitados para elevar a experiência do consumidor a um novo patamar. 

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