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E-commerce: tudo o que você precisa saber para criar um negócio online

Os benefícios de criar um negócio online superaram as dificuldades que o isolamento social impôs sobre aqueles que ansiavam por uma vida melhor no último ano. Mas você entende o que é o e-commerce na prática? Sabe quais são os passos a serem seguidos para desenvolver uma loja virtual de sucesso?

Neste material, entenda o que é o e-commerce e confira as vantagens e desafios enfrentados na hora de criar um comércio digital, para que você saiba como e por onde começar:

O que é o e-commerce? 

O e-commerce ou o comércio digital nada mais é do que um conjunto de interações entre o consumidor e uma loja ou prestador que disponibiliza os produtos e serviços via web. Essa relação pode ser feita nos sites de lojas virtuais ou nas próprias redes sociais (como Facebook e Instagram). 

E esse termo ganhou destaque no último ano, visto que muitas empresas sofreram muito prejuízo enquanto a pandemia dificultava as internações num ambiente físico. 

O que eu preciso saber sobre o negócio digital?

Embora os recursos digitais permitam uma enorme facilidade na criação de uma loja virtual,  é importante estar atento aos detalhes que fazem toda diferença na hora de gerar resultados reais:

1. Conheça seu nicho e segmento de atuação.

Isso vai garantir que as estratégias utilizadas sejam favoráveis aos investimentos realizados, pois a compreensão do mercado possibilita uma boa performance. 

2. Esteja presente. 

Os aspirantes do empreendedorismo já estão cansados de ouvir que um consumidor precisa ser colocado num pedestal, mas isso não é por acaso: hoje, a experiência do usuário é um fator determinante no destaque em relação a outras marcas. 

3. Tenha um plano de ação muito bem estruturado. 

Não adianta sonhar com um mundo perfeito e cheio de retornos financeiros, se não há um parâmetro muito bem organizado a ser seguido para alcançar os objetivos finais. 

Qual plataforma utilizar para criar uma loja online? 

Como muitos sabem, a criação de um site para vender online não depende mais dos conhecimentos de um desenvolvedor da web. Isso porque as plataformas disponíveis no mercado são capazes de entregar toda solução e suporte necessários para o sucesso do seu comércio; entre elas:

Vale ressaltar que a maioria dos serviços disponibilizados nessas plataformas são pagos, como a possibilidade de renomear o URL do site sem o sufixo, um layout mais flexível ou produtos ilimitados dentro do site. 

Nesse caso, se o orçamento está apertado e você pretende criar uma loja grátis, sem maiores dores de cabeça ou a necessidade de criar um site, de fato, experimente utilizar as ferramentas oferecidas pelo Facebook e Instagram for business. 

E quais as vantagens de criar um e-commerce?

O e-commerce desempenhou um papel fundamental na vida de inúmeros empreendedores pelo Brasil. Para muitas lojas e atuantes autônomos, esta foi a única alternativa encontrada para não perder toda fonte de renda durante o período de quarentena. Mas quais são as vantagens oferecidas por esse tipo de comércio? 

  • A venda está a um clique de distância. Com anúncios bem direcionados e um marketing digital adequado, não há mais nada que o impeça de realizar uma venda, especialmente quando falamos sobre horários e os locais de atuação, comprometidos pela pandemia.
  • Redução no custo para manter o negócio. Funcionários, contas de luz, uma bela estrutura… Nada disso precisa ser levado em conta na hora de criar um negócio digital, já que todo espaço da loja é disponibilizado nas plataformas da web. 
  • O número de pessoas que visitam sua loja online é tremendamente maior que em um espaço físico. Além disso, um site de vendas pode atingir pessoas de todo Brasil ao invés do público limitado àquela região.
  • Controle e análise de resultados. Com as ferramentas disponibilizadas no meio digital, é possível entender como seu comércio está impactando — ou não — o seu público-alvo e quais são as melhores formas de atuação a partir dessa coleta e observação de dados. 
  • É possível inovar e se adaptar às novas tendências rapidamente. Um grandíssimo diferencial em relação a uma loja física, pois o espaço digital pode ser facilmente modificado a qualquer momento.

Os desafios encontrado pelo caminho: 

Apesar de ser a principal alternativa para continuar lucrando em tempos de pandemia, nem tudo são flores. Por isso, atente-se aos principais problemas que podem surgir durante a criação do seu comércio digital e como enfrentá-los

  • A visualização do produto é um pouco mais difícil quando se trata da internet, assim, as imagens e descrições utilizadas devem ser cuidadosamente pensadas a fim de promover a maior sensibilidade do consumidor e transmitir confiança.
  • Os atrasos nas entregas podem gerar uma insatisfação das grandes. Dessa forma, pesquise muito bem: transportadores, serviços de motoboy, correios… Cada canto do Brasil possui suas próprias particularidades quanto aos serviços de envio. 
  • Às vezes, a comunicação falha. Isso é natural, já que a internet pode dificultar um contato mais pessoal com os clientes. Diante disso, é importante contar com uma minuciosa seleção de palavras que transmitam a mensagem da maneira mais clara e individual — um marketing humanizado é importantíssimo nesse processo.

Por fim, tratar de todas essas questões sem ajuda especializada pode ser um enorme desafio. Para isso, nossa agência especializada em marketing digital propõe soluções que vão desde a criação de sites para montar uma loja online às estratégias utilizadas para alcançar bons resultados e garantir uma boa performance.

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