Um agravante no mercado de e-commerce são as pessoas não compreenderem os seus principais fatores. Para obter um maior número de vendas na plataforma online, é necessário entender todos estes fatores.

Se você está passando por um período de dificuldades em seu e-commerce ou gostaria de aumentar ainda mais o seu lucro, continue lendo este artigo e confira os 4 erros que você não pode cometer em seu e-commerce.

  1. Falta de planejamento: Antes de começar a gerenciar o seu e-commerce, é primordial gerenciar os seus pilares. Por exemplo, se você pretende vender roupas, antes é preciso montar a sua loja, elaborar o espaço, negociar com os fornecedores, disponibilizar a máquina de cartão de crédito/débito etc.

A falta de planejamento pode causar grandes prejuízos. E não é só porque você está atuando em uma plataforma online que ela não deverá ter suas demais estruturas citadas planejadas.

TITULO: 4 erros que você não pode cometer em seu e-commerce. Na foto aparece uma seta apontando pra lados opostos e um homem de costas coçando a cabeça como se estivesse indeciso pra qual caminho tomar

Não se esqueça também da questão do envio da mercadoria e como ela será feita.

  1. Errar a plataforma de venda: Feito todo o planejamento, deve-se pensar na plataforma onde sua loja virtual será montada. Ela é a base de tudo e especialmente, do seu sucesso.

É preciso estudar bastante a plataforma a ser usada. Analise não só a sua popularidade (por exemplo, o Mercado Livre), pense nos fatores práticos e nas suas necessidades.

Algumas plataformas podem trazer algumas limitações, e isso é muito ruim, especialmente para épocas de promoção. Vamos ilustrar uma situação:

Imagine que você queira fazer uma promoção de Black Friday, onde seus consumidores receberão cupom com 40% de desconto em toda a loja. De repente, você descobre que o cupom é válido apenas para 15 pessoas e tem uma validade de 4 dias.

  1. Não saber definir o seu público: Muita gente acha que o seu e-commerce não deve ter um público específico, e sim ao público em geral. Todavia, no marketing digital, esta estratégia terá um custo alto e pouco retorno.

Por isso, é de extrema importância definir o seu público-alvo e entender em quais canais eles mais interagem (redes sociais), para atingi-los ainda mais.

  1. Não investir no marketing do e-commerce: Eis um erro bastante cometido pelas pessoas que têm lojas virtuais.

Todo mundo que tem um negócio online, especialmente e-commerce deve investir muito em seu marketing digital, em forma de anúncios, promoções, sorteios e até mesmo brindes.

Investir no marketing digital é primordial para que um e-commerce prospere. E isso não deve ocorrer só no início. É um ciclo contínuo e regular, que deve ser respeitado à risca.

Ok, você conquistou popularidade e por isso vai deixar de investir na divulgação e marketing. Isso é um grande equívoco, afinal, por que não continuar atraindo ainda mais clientes e até mesmo viralizar o seu negócio?

Não deixe de estudar seus clientes em potencial. Conheça cada vez mais o seu público-alvo e clientes, analise em quais canais seu público interage mais e onde você poderá encontrar mais clientes, interaja, colha o feedback!

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