O Marketing Digital é uma das áreas da comunicação mais ricas e inovadoras já existentes. Está sempre se reinventando e se redescobrindo de acordo com as tendências da humanidade, de forma a aumentar a sua eficácia, alcance, e é claro, diminuir cada vez mais possíveis ruídos.

É uma forma de comunicação direcionada, com objetivos e público-alvo específicos, capaz de servir tanto a empresas quanto a causas e ideais.

Dentre as inúmeras estratégias de marketing, desponta uma nova tendência, que rapidamente tornou-se mais do que importante: essencial. Esse é o marketing digital, um novo mundo de possibilidades de comunicação através das diversas mídias digitais existentes, que para se tornar realmente efetivo, necessita ser construído de forma totalmente estratégica.

Por que necessitamos de estratégias de marketing?

Quando se pensa em marketing digital, a grande maioria dos empreendedores tende a pensar nas formas padrão de comunicação, como a criação de um portal ou e-commerce e o anúncio de sua marca em publicações patrocinadas.

A internet é um ambiente que tem por principal característica a democratização dos espaços. Sem a existência de fronteiras físicas, todos os empreendimentos, de grande ou pequeno porte, estão à distância de um clique. Por isso, mesmo nessas formas de marketing, a definição de estratégias claras e congruentes aos objetivos é necessária para se alcançar o público desejado em seu momento de maior disponibilidade, e principalmente, ser capaz de se destacar em meio à imensa concorrência encontrada na web.

A criação das estratégias de marketing começam na estruturação de etapas de ação. Cada uma delas executadas e monitoradas para que o passo seguinte seja efetivo, na criação de uma rede, ou um ambiente de marketing digital propício.

Digital Marketing

 

Fundamentos do marketing digital

Na criação dessa rede, o marketing digital pode ser feito de várias formas. As principais se agrupam nos seguintes termos: Marketing de Conteúdo, Marketing de Relacionamento, Marketing de Busca e Marketing de Display. Todas essas frentes se complementam e a criação de estratégias deve se adequar aos objetivos da empresa e público-alvo.

O primeiro passo para a execução de um marketing digital eficaz é a criação de um ambiente virtual próprio, isto é, um portal eletrônico. Esse site pode ser uma forma de divulgar a empresa, seus objetivos, público e serviços, como também um e-commerce, uma loja virtual. De qualquer forma, empresas físicas necessitam também ser virtuais.

Cada uma das frentes mencionadas acima deve corresponder ao site, seja na construção da página ou no direcionamento do usuário para o acesso. Por isso, desde o início, o planejamento desse ambiente online deve ter todos os seus departamentos estruturados, de forma que o consumidor não se sinta desapontado em suas expectativas ao acessar a loja.

Após o estabelecimento de todos os departamentos, esse ambiente deve ser estruturado para ser acessado da forma mais clara o possível. Nessa etapa, há o planejamento de Keywords certeiras, criação de um domínio amigável, conteúdo atraente e relevante, desenvolvimento do design e responsividade de forma que o usuário tenha uma experiência com o máximo de qualidade e satisfação.

A Zíriga é uma agência de marketing digital que dispõe de profissionais qualificados para realizar cada uma dessas etapas com maestria e sucesso. Então, venha conversar com a gente!