No início desta semana, donos de pequenos negócios tiveram prejuízos com o Whatsapp, Instagram e Facebook fora do ar. Hoje, você vai descobrir como é possível manter as suas vendas e a interação com os seus clientes através de uma solução personalizada.
Segunda-feira, mais um dia de trabalho normal. É meio-dia (horário de Brasília) e, de repente, os aplicativos do WhatsApp, Instagram, Facebook… Todos fora do ar. Às 13h10, o site Down Detector registrou cerca de 40 mil queixas sobre o WhatsApp; cerca de 10 mil para o Instagram; para o Facebook, 5 mil.
Neste momento, pequenos empreendedores de todo o mundo que vendem seus produtos e serviços através desses aplicativos se viram com grandes dificuldades. A queda das vendas foi a principal delas.
Durante a pandemia do novo coronavírus, diversas pessoas aprenderam a usar as redes sociais para vender. Muitos ouviram o quanto é importante não depender apenas desses aplicativos, mas, na prática, o caminho é o oposto.
De acordo com dados divulgados pelo UOL em entrevista com uma empreendedora do ramo de alimentação, o WhatsApp fora do ar significou um prejuízo de cerca de R$6.000 no faturamento em 30 vendas que já estavam encaminhadas.
Com o apagão do WhatsApp e outros aplicativos de Mark Zuckerberg, todos ficaram basicamente incomunicáveis. Agora, se até aqui você acha que sabe como sobreviver no digital, está na hora de começar a ver as redes sociais como pontos comerciais e oportunidades, considerando que em nada disso existe controle absoluto — enquanto em um site, por exemplo, o controle é seu.
Nesse sentido, precisamos reforçar: é fundamental construir uma comunidade engajada. Quando temos pessoas fiéis e conectadas com o propósito da nossa marca, independente do meio de comunicação elas seguirão engajadas.
Ou seja: diversifique. A riqueza do digital está em explorar canais, estreitar laços e fornecer conteúdos de qualidade para enriquecer a sua relação com o público.
Em primeiro lugar, como você garante que não vai perder vendas e interagir com o seu público sem depender de outras plataformas?
Sobretudo, ter um site próprio, independente do segmento, local ou tamanho do negócio, é um denominador comum entre empresas bem sucedidas. Por um acaso, você conhece alguma marca de sucesso que não tenha um site próprio?
Ter um negócio local ou uma empresa pequena com uma página do Facebook, ou Instagram para o seu negócio não é motivo plausível para deixar de ter um site. Mas, como assim?
Veja bem, é correto afirmar que um site aumenta as possibilidades, mas é incorreto afirmar que a finalidade de um site é apenas para vender — se não, todas as páginas seriam páginas de produtos, o que não é bem assim.
Ou seja, mantenha o seu site atualizado, forneça informações úteis e abra espaço para dialogar com o seu público na sua própria plataforma — assim você não fica sem suporte quando, no futuro, algum “apagão” voltar a aparecer.
Se você tem um negócio local, saiba que as pesquisas no Google são usadas, especialmente, por usuários que buscam encontrar soluções. Portanto, se você tem um comércio de Açaí no ABC Paulista, um site próprio passa mais autoridade para os robôs de busca.
Por fim, ter uma página no Facebook ou no Instagram é fundamental, assim como ter um site. No entanto, um canal não substitui o outro. Todos precisam de estratégias calculadas para ter sucesso.
Vamos fazer uma analogia: onde você encontraria o seu cliente para fechar uma venda importante? Na sua loja ou em algum outro lugar, com concorrentes tentando chamar a atenção do seu cliente?
Dessa forma, agora que você já sabe como explorar as redes sociais e quais os benefícios de ter um site, veja 5 motivos para criar o seu site e saiba quem procurar no final desse texto.
Do que adianta ter um atendimento excelente e materiais de qualidade quando as pessoas não encontram o que você faz? Ter um site é a forma mais simples de aparecer no Google.
Se você conhecer 2 produtos diferentes para resolver o seu problema, mas um deles tem um site com domínio próprio e o outro tem uma fanpage no facebook, qual você escolhe?
Longe das redes sociais serem ruins – elas são fundamentais na nossa estratégia – mas um site personalizado tem um ar mais profissional do que um perfil social.
Conta pra mim: qual o objetivo do seu negócio? Existem planos de expansão? Saiba que, para ter um crescimento escalável e previsível, é importante ter um domínio próprio.
No digital, para adquirir clientes você precisa de leads. Para ter mais leads, você precisa de mais visitantes. Para ter visitantes, você precisa de um site para recebê-lo. Normalmente, o site é o primeiro ponto de contato entre empresa e cliente.
A tecnologia transforma o comportamento do consumidor e, hoje em dia, é absolutamente normal que antes de tomar a decisão de compra o consumidor pesquise a respeito dos seus produtos, serviços e eventuais problemas na internet.
Nesse sentido, forneça materiais ricos e posts no blog que sejam relevantes, responda comentários das pessoas nos seus artigos, tenha um chat real-time para atender os clientes ou crie uma central de relacionamento para dúvidas comuns – entre uma série de ações.
Por último, mas não menos importante: venda! Agora que você sabe como atrair, converter e se relacionar com o público, o seu site precisa ser pensado para facilitar esse processo.
Um site responsivo, rápido e baseado na experiência do usuário é o caminho para aumentar as suas vendas! E mais: mensure seus resultados, avalie aquilo que gera “mais com menos”, e faça escolhas. Quem não mede, não melhora!
Como resultado, nossos clientes já tiveram um aumento de mais de 50% de conversão com as nossas ações. Você precisa criar um site e não sabe por onde começar? Entre em contato e descubra outras vantagens que temos disponíveis para você.
Tem alguma dúvida? Deseja alavancar seus objetivos? Nosso time está disponível para ajudar você. Vem bater um papo com a gente :)
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