Você já ouviu falar em taxa de engajamento? Certamente sim, afinal de contas essa é a expressão do momento. Compreender o que é a taxa de engajamento pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de sua estratégia de compartilhamento de conteúdo.
Agora, você sabe realmente o que significa isso e como trabalhar essa taxa a seu favor? Não? Se você disse desconhecer seu significado, não se desespere.
Pensando exatamente nesse público, naquele que desconhece o que é a taxa de engajamento, preparamos um texto com tudo o que você precisa saber sobre o tema e como utilizá-lo a seu favor. Confira.
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Para começar nosso texto é importante entender o que é engajamento. Tem ideia do que seja isso? Ao pé da letra, a palavra significa “um envolvimento direto” com alguma coisa.
Se pensarmos no marketing digital, esse significado não está tão errado assim, afinal é o engajamento quem indicará se suas estratégias conseguem ou não atingir o público que você almeja.
Quando pensamos em redes sociais, o engajamento é justamente a métrica que utilizamos para que medir a capacidade que um conteúdo tem para uma determinada marca alcançar sua audiência.
Nesse sentido, o engajamento mede a porcentagem de pessoas que são impactadas por todas as ações de comunicação realizadas naquela página.
Medir essa taxa de engajamento é mais simples do que se imagina: o cálculo é realizado somando a quantidade média de interações registadas em um determinado período ou de uma publicação e qual foi o alcance total que a marca teve naquela mídia.
Mas, o que levamos em conta para ter a taxa de engajamento? Tudo. Desde as reações a uma postagem até os comentários feitos, quantos compartilhamentos aquela postagem recebeu, o número de cliques, retuítes de um conteúdo ou, ainda, as menções recebidas. Tudo isso conta.
Para garantir que você está utilizando a métrica certa no cálculo, é possível segmentar o conteúdo produzido, por campanha, postagem ou período de tempo da publicação. Assim você poderá avaliar uma estratégia de forma detalhada.
Em seguida, basta dividir o resultado da soma pelo alcance total da página naquela rede social (seu número de seguidores). O número resultante desta operação deve ser multiplicado por 100. Assim será possível saber qual é a taxa de engajamento de sua página.
Agora que você já compreende o que é a taxa de engajamento e sua importância, deve se perguntar: afinal, o que fazer para aumentar essa métrica. Pensando nisso, reunimos algumas dicas, que colocamos abaixo.
Para produzir conteúdo capaz de engajar um grande número de pessoas é necessário conhecer esse público. Esse conhecimento vai muito além da idade, gênero, escolaridade ou localização. É necessário saber o que pensa e do que gostam essas pessoas.
Esse conhecimento é importante para que você possa produzir conteúdos com a linguagem certa, adequando seu formato ou mesmo os temas abordados às preferências de sua audiência, aumentando assim sua taxa de engajamento nas redes.
Como descobrir esses dados? Simples. É possível fazer esse mapeamento via pesquisas de opinião ou utilizar recursos das próprias redes sociais, como as perguntas feitas no stories do Instagram – que permitem que você conheça as preferências de seu público.
Um caminho interessante para aumentar sua taxa de engajamento é, justamente, testar várias formas de conteúdo. Por exemplo, se você está acostumado a produzir apenas materiais em fotos, que tal experimentar vídeos ou mesmo transmissões ao vivo?
As redes sociais são muito flexíveis, e permitirão que você experimente diferentes formas de conteúdo. Assim poderá testar a receptividade de sua audiência e melhorar suas taxas de engajamento.
Outra tática interessante para quem quer aumentar a taxa de engajamento é produzir conteúdos com valor, mais densos, que convidem à reflexão. Materiais assim convidam os internautas a interagir mais com seu perfil, participando mais ativamente de suas redes sociais.
Invista um tempo maior na produção desse conteúdo, para que ele tenha uma boa densidade. Não se preocupe com a quantidade, mas sim com a qualidade do conteúdo divulgado.
Assim, você conseguirá aumentar sua taxa de engajamento.
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