Mães e as lições de marketing

por Agência Zíriga

Qual a relação entre Mães e as lições de Marketing? O dia das mães está chegando e não podemos deixar passar em branco esta data super especial, por isso, resolvemos trazer um conteúdo diferente para você.

Durante todas as fases das nossas vidas, principalmente na infância ou adolescência, escutamos das nossas mães algumas frases, algumas de cunho educativo, outras destas nos deixavam amedrontados ou irritados, principalmente por sermos questionados na maioria das vezes. Neste post, você descobre que essas “frases típicas de mãe” fazem parte da relação entre Mães e as lições de Marketing, que desdobram em ensinamentos importantíssimos nas nossas vidas e carreira profissional. Vamos lá?

Não adianta correr: vai ser pior!

Essa, sem sombra de dúvidas, é uma das frases que mais mexe com nossos sentidos. Aqui, duas lições são claras: Não fuja dos problemas e organize-se para fazer as coisas com calma. Não fugir dos problemas é uma responsabilidade grande no trabalho, afinal, as coisas não se resolvem sozinhas, tampouco fugindo delas. Assuma erros e entenda onde surgiram esses gaps, afinal, essa também é uma boa oportunidade para encontrar melhorias em processos, além de demonstrar profissionalismo ao identificar esses problemas. 

Pressa é um inimigo no trabalho; Calma, é nossa principal aliada. A existência de prazos e aumento de demandas exige um senso de urgência maior, mas ter pressa para terminar tarefas pode desencadear em complicações, principalmente, em relação a visão que as pessoas podem ter do seu trabalho, já que as interpretações podem ser distorcidas. Planeje-se! Crie cronogramas para acompanhar os deadlines e faça um planejamento, o melhor estruturado possível, assim você consegue se organizar e acaba não tropeçando nas suas demandas. 

Só não esquece a cabeça porque está grudada no pescoço!

Viver na era tecnológica exige bastante dedicação para realizar uma das tarefas mais difíceis que julgamos: organização. E quem é que nos ensina o quanto é importante ter organização desde muito cedo? Exatamente, a mamãe! Nosso senso de organização começa quando recebemos a ordem de organizar o quarto, roupas no guarda-roupa, lições de casa, horários para comer e muitas outras questões que nos acompanham até a vida profissional e bem depois.

Ao crescermos e entrarmos para o mundo do trabalho, diversos empecilhos podem acontecer decorrentes da falta de organização. Esses empecilhos podem resultar no atraso de um projeto ou até mesmo a perda do cliente, por isso, se organizar é tarefa fundamental e é uma das lições mais preciosas que nossas mães nos ensinam desde muito cedo. Ou seja: faça planejamento! Ferramentas como o Asana, Evernote ou Trello podem te ajudar nessa missão.

Não é porque todo mundo faz, que você tem que fazer igual!

Durante a época da escola, quem nunca ouviu essa frase ao pedir para ir uma festa com amigos? Tenho certeza que em algum momento, na infância, adolescência e até na fase adulta, você já ouviu essa frase! Sem dúvidas, é uma das mais ouvidas e se encaixa em vários contextos. Já parou para pensar que, no seu negócio, fazer exatamente o que o seu concorrente faz pode ser um problema? Exatamente! Ao analisar o que todo mundo faz, você consegue identificar o principal: o que eles não fazem. Através disso, é possível criar estratégias de conteúdos, produtos ou serviços que realmente supram as necessidades do seu público alvo e te destaquem no mercado. 

Invista em outras redes sociais e formatos de divulgação online do seu negócio. Entender a variedade do seu público de acordo com as redes é fundamental, assim, você pode encontrar maneiras de atingi-los em massa além de aumentar seu nível de alcance. É super importante saber o que anda acontecendo no seu ecossistema, mas mais importante ainda é trilhar um caminho positivo para o seu negócio, de modo que você possa usar todas essas análises ao seu favor para se desenvolver no mercado.

Tá pensando que está falando com quem?

Respeito: isso vem de berço! Quando nossa mãe fala alguma frase parecida existe apenas um pensamento que permeia nossa mente: Ela quer respeito. Respeito envolve o contexto inteirinho do que chamamos de vida: com seus pais, ao falar com uma pessoa mais velha ou ao tratar pontos com seus chefes e clientes. Respeito é o que rege toda e qualquer relação. 

Mesmo que vivamos na era tecnológica, o marketing boca a boca é um instrumento muito efetivo para os negócios. Agora, imagine a possibilidade dos seus clientes romperem contratos e saírem reclamando do seu atendimento, apontando que não existe uma boa prestação de serviços e que não existem cumprimento dos prazos estabelecidos. Complicado, né? Os resultados podem ser gravíssimos e por isso, é importante estabelecer um relacionamento construtivo para ambos.

Saiba com quem você está falando e entenda que existem princípios básicos para construir relações com pessoas, mesmo que elas sejam diferentes. Essa, certamente, será uma maneira super importante de construir relações profissionais duradouras no seu networking e é o que vai ajudar seu negócio a se desenvolver cada vez mais. 

Que orgulho!

Temos certeza que sua mãe ficaria absurdamente orgulhosa ao saber que você percebeu que todos esses “puxões de orelha” nada mais são que lições importantíssimas para criamos relações e manias boas durante nosso tempo em vida.  Afinal, a relação entre Mães e as lições de Marketing são realmente verdadeiras e fundamentais em vários cenários.

Neste dia das mães, desejamos saúde e felicidade para todas as mamães do mundo, que certamente, fazem deste mundo um lugar melhor! Aproveite e compartilhe esse conteúdo com ela para que ela também possa saber das lições que nos ensina para o resto da vida.

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