por Gustavo Gadini
Gerente de Marketing da Agência Zíriga
Você sabe como utilizar KPI’S para alavancar o seu negócio? Um dos passos fundamentais para o gerenciamento de uma empresa é entender quais caminhos seguir para alcançar determinado resultado. Entenda o que são os Indicadores de Desempenho e como utilizá-los para o seu negócio na hora de atingir e superar metas.
Os KPIs (Key Performance Indicators, em inglês), ou Indicadores-Chave de Desempenho, podem ser simplesmente determinados como uma parte essencial de análise de resultados da empresa. Tendo os indicadores como aliados, é possível entender se estamos caminhando por ruas sinuosas para um completo desastre ou estamos indo bem, afinal de contas.
Na hora de tomar alguma decisão e seguir estratégias para alcançar o almejado sucesso, o primeiro passo é coletar os dados disponibilizados ao fim de cada procedimento e transformá-los em informações que permitam ações bastante assertivas. A análise de Indicadores de Desempenho como taxa de conversão de leads, número de clientes ativos e a taxa de crescimento são alguns dos exemplos essenciais na hora de traçar metas.
É importante analisar e utilizar diferentes KPIs para a tomada de decisões dentro de cada um dos processos dentro do gerenciamento de todo o projeto.
Se os KPIs te mostram dados sobre a dificuldade em captar clientes ou leads, por exemplo, algo não está saindo como deveria. Por qual motivo meu público não está demonstrando interesse no conteúdo disponibilizado? O que está faltando para atração de mais relevância? Entendemos, dessa forma, que alguma coisa que implique no engajamento digital está em falta.
Por outro lado, quando retorno do valor investido não atinge o lucro desejado, as atitudes devem consistir na economia e melhor manejo dos recursos financeiros utilizados. Deu pra sacar?
Utilizar os conjuntos de Indicadores disponíveis no ambiente digital é, basicamente, coletar e analisar dados, utilizando os levantamentos obtidos a favor da empresa.
Quando os KPIs não são bem definidos e gerenciados durante todo o processo que visa atender às necessidades dos clientes, as ações tomadas pela empresa são embasadas em dados que não condizem com a situação real do negócio diante de um mercado tão implacável.
Assim, muitos empreendedores pecam em sua tomada de decisões, justamente por não saber qual o ponto de partida. É claro que Indicadores-Chave de Desempenho variam de caso a caso: apesar de KPIs voltados a qualidade do serviço, ou a capacidade em atender às demandas serem consideradas essenciais para todas as empresas em todos os caso, cada uma os utiliza de forma única, a partir de planos muito bem pensados.
Como citado anteriormente, os KPIs são parte do planejamento estratégico e podem alavancar o seu negócio. Por isso, num plano de gerenciamento dentro de toda estrutura do marketing digital de cada empresa, metas realistas devem ser estabelecidas de antemão. Quais objetivos eu pretendo atingir? Onde quero chegar?
Depois de entender qual estrada seguir, é hora de entender quais os Indicadores de Desempenho-Chave que fazem sentido dentro da realidade da minha empresa. Se o intuito é conseguir mais pessoas interessadas no seu conteúdo disponibilizado, por exemplo, o KPI deve fornecer informações que permitam analisar a minha relevância dentro desse nicho. Por isso, as ferramentas precisam auxiliar nessa visualização, especificamente.
Observe. Paciência é uma virtude – é o resultado ao fim de cada etapa que irá ditar os próximos passos. Não adianta sair tomando decisões por aí, sem ao menos entender a que pé as coisas estão, certo? Por isso, analise com cuidado cada estágio dentro de cada mecanismo de vendas da empresa.
Agora sim: hora da ação. Só depois de entender todos os passos dados até aqui, podemos estabelecer a melhor maneira de ir em frente com as decisões dentro do negócio.
Ao identificar possíveis falhas ou pontos insatisfatórios em determinada altura do projeto, com o auxílio de cada Indicador, as ideias e ações pensadas serão as ideais em cada um dos casos.
Agora que você já sabe como os KPI’S podem alavancar o seu negócio, é importante entender as variações do mundo online. Como o ambiente digital abrange diversas de ferramentas distintas, é importante entender quais dados analisar em cada caso. De forma geral, tudo vai depender do que queremos medir. Portanto, confira três dos recursos digitais mais utilizados por grandes empreendedores:
Além disso, a maioria dos websites e plataformas digitais utilizadas por empresas do mundo inteiro possuem seus próprios medidores de desempenho. Explore suas opções e entenda quais os melhores caminhos a seguir na hora de agir. Os KPIs serão como uma bengala na hora de medir todos os dados que levam ao objetivo final: o sucesso da empresa.
Conta pra gente! Entendeu como aplicar os KPI’S para alavancar o seu negócio? Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas e não perca a oportunidade de alavancar sua marca com um time completamente dedicado à você.
Tem alguma dúvida? Deseja alavancar seus objetivos? Nosso time está disponível para ajudar você. Vem bater um papo com a gente :)
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