Para quem pretende iniciar um comércio eletrônico e não faz a menor ideia de como ou por onde começar, fique calmo(a)! Neste artigo, aprenda todos os passos para iniciar o seu negócio digital e confira dicas exclusivas sobre como vender online:
O comércio digital ganha cada vez mais força no mercado atualmente, e o motivo para esse cenário é bem simples: a venda de produtos e serviços no meio online tornou-se uma das principais alternativas para lucrar em tempos da pandemia do coronavírus. Ou seja, vender online é uma opção que, mais que nunca, se mostra eficaz.
Em primeiro lugar, iniciar um negócio — tanto no meio presencial, quanto no digital — exige planejamento, esforço, investimentos e muita dedicação, embora pareça uma tarefa fácil. E para ajudá-lo(a) em um momento tão delicado, nosso time separou tudo que você deve saber antes de se jogar nas vendas digitais:
Leia também: E-commerce: tudo o que você precisa saber para criar um negócio online
O planejamento é o primeiro passo para iniciar as vendas online — e talvez o mais importante. É preciso definir suas estratégias de planejamento antes de dar um start no seu e-commerce, para que não haja prejuízo. Portanto, atente-se aos questionamentos a seguir:
Já refletiu sobre tudo isso?
Caso a resposta seja negativa, o ideal é pensar melhor. Para obter sucesso nas vendas online, é imprescindível contar com uma boa segmentação de produtos e serviços para cada nicho, a ideia dos valores de investimento e as intenções sobre os lucros e tudo aquilo que envolve a divulgação na internet. E se você já tem uma ideia do que fazer…
Não basta ter uma ideia geral de qual será a atuação da sua loja na internet, é preciso estar atento a tudo que acontece no seu — futuro — mercado de atuação e criar uma base sólida de conhecimento.
A partir de uma análise minuciosa acerca das atividades dos seus concorrentes, é possível estabelecer alguns padrões que o(a) auxiliarão a obter resultados satisfatórios. Mas preste atenção: não estamos falando de copiar ideias, mas sim, adquirir uma base para atuar de maneira assertiva sobre aquele público-alvo.
Entre os pontos mais importantes a serem levados em conta, destacam-se:
Mas não considere a análise dos seus concorrentes como o único passo para realizar uma pesquisa de mercado.
Depois de entender o público-alvo junto às tendências de produtos e serviços, é hora de investigar o seu consumidor e confrontá-lo diretamente para descobrir tudo aquilo que será necessário para estruturar o seu negócio.
Sabemos que parece assustador, mas é um pouco mais simples do que parece. Existem ferramentas que auxiliam na captação e análise de dados acerca das suas preferências e hábitos de consumo. Entre elas:
Não importa quais sejam os artefatos utilizados, o intuito é o mesmo: coletar informações pertinentes para entender melhor os gostos e predileções dos seus potenciais consumidores para obter bons insights.
Depois de uma boa pesquisa de mercado, essa parte fica fácil. Um dos pilares do sucesso para as vendas online é a plataforma utilizada para a divulgação dos produtos e serviços, e para escolher corretamente, o ideal é atentar-se às preferências do seu público-alvo.
Tudo irá depender dos hábitos de navegação dos seus potenciais clientes. Se seu público está conectado primordialmente no Instagram, seus esforços e investimentos para campanhas devem ser voltados à essa rede social, por outro lado, se a galera prefere rolar a timeline do TikTok, é aqui que você deve anunciar. Deu pra sacar?
Para vender online, os sites utilizados para a criação da sua loja online devem ser bem pensados, a fim de facilitar a vida do consumidor e evitar problemas futuros — tanto a você, quanto ao seu comprador.
Atualmente, existem sites capazes de fornecer tudo aquilo que sua loja precisa para funcionar muito bem: desde uma navegação otimizada ao oferecimento a uma estruturação completa de catálogos, chats para comunicação…
Alguns dos sites mais utilizados para criar uma loja virtual são:
Lembre-se: a Experiência do Usuário é um fator determinante para alcançar bons resultados e sair na frente dos concorrentes. Por isso, depois de criar a sua loja virtual em um site otimizado, intuitivo e de fácil navegaão, hora de colocar a mão na massa e investir seus esforços numa boa comunicação visual.
Cores chamativas, designs sugestivos e fontes de letras que tem tudo a ver com o seu consumidor: tudo isso irá contribuir para uma experiência majestosa — o que influenciará, com certeza, no destaque da sua loja virtual perante aos seus concorrentes.
A importância dos anúncios publicitários vai além de posicionar sua loja digital na web. Eles são responsáveis por atrair o público-alvo e convencê-los de que aquele produto, serviço ou oferta é tudo aquilo que ele precisa.
À vista disso, os anúncios devem ser muito bem pensados e estruturados, a fim de atingir o maior número de pessoas possíveis. Assim, depois de entender como tocar o coração dos seus clientes a partir de suas preferências, é importante contar com patrocínios e mídias pagas.
Isso não é uma regra, claro — qualquer e-commerce é capaz de atrair seus consumidores de forma orgânica, isto é, sem investir em anúncios pagos. No entanto, essa tarefa torna-se muito mais difícil.
Sejamos sinceros: num mercado tão implacável, onde centenas de lojas virtuais nascem todos os dias, atrair um número significativo de pessoas para gerar resultados é um tanto quanto complicado.
Artefatos como os anúncios no google, patrocínios no Instagram ou Facebook e gestão de tráfego para sua loja online, no geral, são imprescindíveis para quem pretende voar alto e alcançar resultados extraordinários.
Ainda mais com a gama de empresas e negócios digitais presentes na internet atualmente, a humanização da marca torna-se fundamental para obter a fidelização do cliente. Entre as táticas de humanização da marca, estão:
Isso quer dizer que a linguagem utilizada dependerá da faixa etária, gênero e hábitos de consumo do seu potencial cliente, para que ele se identifique com a marca.
Além de contar com estratégias que o aproxime do público, seja como for é importante estar presente durante todo processo de compra e oferecer todo suporte que seu consumidor precisa de bate pronto.
Se a sua loja virtual possui serviços automáticos de envio de e-mails para apresentar novas promoções aos consumidores, por exemplo, o ideal é colher seus nomes e especificações durante as campanhas publicitárias.
Ou seja, ao invés de começar o e-mail com “PROMOÇÃO IMPERDÍVEL”, conte com serviços que estreitam os laços com o seu consumidor, por exemplo:
“Ei, Fulano(a), você vai amar o que separamos pra você!”
Conseguiu perceber a diferença?
Outra dica valiosa para humanizar a sua marca e conquistar a confiança dos seus consumidores, é aparecer, seja nos stories, ou nas publicações do feed. Todavia, o importante é dar as caras e mostrar quem é responsável por tudo o que acontece.
Vale lembrar que nada gera resultados imediatos, viu? A grande sacada por trás do sucesso de um e-commerce é investir nas ações e ficar atento aos efeitos que estas surtirão para mudar — ou não — as estratégias utilizadas. A seguir, separamos as ferramentas mais utilizadas para auxiliar nesse processo:
Também é possível analisar o efeito das suas ações nas próprias redes sociais, ainda que os resultados obtidos não sejam tão precisos assim…
Por fim, aqui na Ziriga, contamos com um time especializado em vender online e pronto para agir em prol do sucesso do seu negócio digital. Que tal saber um pouco mais sobre o que podemos oferecer para alavancar o seu comércio e alcançar seus resultados? Entre em contato conosco através do formulário abaixo!
Tem alguma dúvida? Deseja alavancar seus objetivos? Nosso time está disponível para ajudar você. Vem bater um papo com a gente :)
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