Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar a experiência de navegação.

Consulte nossa nova política de privacidade

Apesar de ser uma das plataformas mais utilizadas por inúmeras empresas no mundo, o WordPress ainda gera dúvidas quanto à sua escolha na criação de um site.

Neste artigo, tire todas as suas dúvidas e descubra se vale mesmo a pena criar um site no WordPress!

Vale a pena fazer um site no WordPress?
Vale a pena fazer um site no WordPress?

O que é o WordPress?

O WordPress é uma plataforma de criação de sites que abrange inúmeras funcionalidades para diversos tipos de páginas na web, como: 

  • E-commerces;
  • Blogs; 
  • Podcasts;
  • Portfólios; 
  • Sites institucionais; 
  • Portais informativos.

A criação de um site no WordPress também conta com aplicações únicas e atrativas para quem busca uma estrutura completa em questões de layout, domínios personalizados e ferramentas que auxiliam no posicionamento do site dentro dos mecanismos de busca. 

O WordPress também possui um verdadeiro arsenal de alternativas para deixar um site profissional e conceituado. Com centenas de plugins gratuitos e compatíveis com apps do Google (como Google Analytics para a análise de performance e o Google Documentos para a edição de publicações, por exemplo). 

Resumidamente, o WordPress é uma plataforma que detém todos os recursos que você precisa para criar um site bonito, funcional, responsivo, otimizado.

Além disso, é fundamental que atenda às expectativas de uma boa Experiência do Usuário, independentemente do público-alvo navegante da página. 

Quais as vantagens de criar um site com o WordPress?

Além de uma funcionalidade para lá de satisfatória, elementos visuais e interativos muito bem aplicáveis para quaisquer tipos de páginas da web.

A criação de um site no WordPress possui vantagens consideráveis em relação às outras plataformas disponíveis no mercado. Confira-as a seguir: 

1.Um site completo com criação intuitiva

Para os empreendedores que estão migrando agora para o mundo digital ou aqueles cujo intuito é simplesmente deter um domínio próprio para uso pessoal, a criação de um site pode ser um pouco complicada

Termos técnicos, ferramentas de criação que não fazem o menor sentido para quem não está habituado à estruturação de sites…

Evidenciamos, então, o diferencial do WordPress nessa questão: os temas já vem prontos e totalmente personalizáveis aos gostos e necessidades de cada usuário. 

2.Compatibilidade com todas as plataformas importantes no mundo digital

Ainda falando sobre praticidade e facilidade na estruturação, as postagens em sites do WordPress possibilitam a integração de vídeos do YouTube ou até administrar uma página no Facebook através dos widgets.

Mais que isso: é possível implementar uma grande variedade de “passagens” de posts do Instagram, Twitter ou feeds no TikTok. Tudo isso com o intuito de alavancar seu site e gerar engajamento em outras mídias sociais simultaneamente. O máximo, não é?

3.Planos acessíveis e possibilidades gratuitas

Não é balela como a grande maioria das plataformas de criação de site. O WordPress possui viabiliza uma estruturação simples e gratuita embora muito satisfatória — para quem não tem capital para investir em um site logo de cara. 

É possível criar um site de maneira super rápida, com templates e temas incríveis sem pagar nada por isso. 

Além disso, embora as opções de criação de forma gratuita não forneçam todas as opções necessárias para um site profissional muito sofisticado, a navegação do usuário permanece impecável. 

4.Sites adaptáveis a diversos dispositivos

Já ouviu falar de um site responsivo? Não? Explicamos a seguir:

Um site responsivo é aquele que abrange uma navegação agradável e inalterada para todos (ou a maioria) dos sistemas operacionais de vários dispositivos: celulares, computadores, tablets — englobando Android, Mac, iOS, Linux e Windows. 

Portanto, com a criação de um site pelo WordPress, não há preocupação com a navegação em diferentes dispositivos e sistemas, uma vez que o layout e usabilidade do site são automaticamente adaptáveis

Mais uma vez, a Experiência do Usuário aparece como prioridade na criação de um site via WordPress.

5.Ferramentas de análise e otimização de site

Não basta criar um site — é preciso posicioná-lo de maneira adequada nos mecanismos de busca. Por esse motivo, o WordPress integrou funcionalidades muitíssimo úteis na hora de alavancar e analisar resultados, entre elas: 

  • Jetpack

Um plugin responsável por analisar o tráfego do site e tudo aquilo que tem a ver com a audiência e a interação do usuário com o conteúdo disponibilizado no site. 

  • Yoast SEO

Quase indispensável para o implemento de técnicas SEO no site, o Yoast SEO é um plugin bastante completo para analisar possíveis erros que comprometam o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca. 

Com este recurso, é possível avaliar a qualidade do título, descrição, link e do próprio conteúdo para uma boa posição no Google. 

  • Google Analytics

Vale ressaltar a importância e a magnitude da opção de contar com essa ferramenta — já mencionada anteriormente. Com o plugin do Google Analytics é possível monitorar e interpretar dados importantíssimos na hora de criar estratégias para alavancar as visualizações do seu site. 

A partir da extração desses dados, é possível criar relatórios únicos e obter insights valiosos para a criação de conteúdo ou otimização de algum tópico dentro do seu site no WordPress.

  • Broken Link Checker

Um dos fatores que influencia diretamente na posição do site nos mecanismos de busca é a quantidade de links que contribuem para a autoridade do domínio de um site

Quanto mais links relevantes dentro do conteúdo disponibilizado no site, mais alto é o posicionamento nos mecanismos de busca — e se existe algum link quebrado… Seu domínio já era!

Caso algum link exiba uma mensagem de que não pode ser acessado ou haja alguma outra adversidade, o Broken Link Checker te envia por e-mail uma notificação juntamente à possível solução do problema. Simples assim. 

6.Suporte em cada etapa da criação do site

Desde a primeira interação de um usuário com a criação do site, o WordPress fornece suporte para auxiliar no aprendizado de cada funcionalidade e indica quais são as melhores para começar. 

Se a dificuldade mora na criação, edição ou publicação de algum conteúdo, a equipe do WordPress também está prontinha para auxiliar e indicar os melhores caminhos de forma rápida e eficiente. 

7.Webinars e recursos que te ajudam a crescer

Além de oferecer todos os artifícios necessários para a criação de um site espetacular, o WordPress também conta com um conjunto de dicas e técnicas ensinadas por especialistas a fim de aprimorar a criação de sites e impulsionar resultados digitais com webinars diários.

Então… Posso criar meu site pelo WordPress? Vale mesmo a pena?

A resposta para essas perguntas é bem simples: mil vezes sim! 

Não é atoa que quase 40% da internet utiliza essa plataforma. E entre usuários famosos estão o Spotify e a Casa Branca! O máximo, não é?

O WordPress possui tudo aquilo que um bom site precisa para alcançar resultados e obter um bom ranqueamento nos mecanismos de busca de um jeito simples, intuitivo e por um bom preço

Mas lembre-se: nem tudo são flores. 

É importante ter em mente que, como em qualquer processo de criação, problemas podem — e vão — surgir eventualmente, especialmente quando falamos sobre programação e design.  

Apesar de contar com estruturas completas (e por vezes gratuitas), elas podem deixar a desejar se você pretende elevar a Experiência do Usuário navegante do seu site a um patamar um pouquinho mais alto

Esse é o motivo da especialização da nossa equipe voltada ao gerenciamento de sites feitos pelo WordPress

Quer um site mais profissional? Que tal uma mãozinha dos nossos colaboradores?

contato

Tem alguma dúvida? Deseja alavancar seus objetivos? Nosso time está disponível para ajudar você. Vem bater um papo com a gente :)

Fale com alguém da nossa equipe:

Quais dos nossos Produtos te interessam?

Fale com alguém da nossa equipe:

Quais dos nossos Produtos te interessam?