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TikTok e Reels: crescimento e influência no mercado digital
TikTok e Reels: crescimento e influência no mercado digital

O TikTok e o Reels tornaram-se parte das ferramentas mais utilizadas para compartilhar vídeos de curta duração — e um prato cheio para as empresas que buscam, por exemplo, visibilidade no ambiente online. Saiba quando surgiu e como utilizar essa tendência a favor do seu marketing digital

A popularização dos recursos de vídeo

O consumo de informações na internet corresponde a uma parcela cada vez mais significativa na vida da maioria das pessoas atualmente: só no Brasil, a utilização das redes sociais quase lidera o ranking mundial. 

E dentro do mar de variedades de conteúdos disponibilizados na web, os vídeos recebem preferência entre os internautas; mas, não por acaso…

Imagens vivas e criativas, sons e uma comunicação clara e objetiva: os vídeos despertam muito mais interesse por parte dos navegantes graças a facilidade em absorver as informações exibidas na tela. 

Ainda nesse cenário, o consumo de  conteúdos voltados ao entretenimento e à diversão ganham destaque; começando pelo Vine, em 2012 — um aplicativo de compartilhamento de vídeos com até sete segundos, que contava com ferramentas de edição. 

A febre tomou conta dos anos que se passaram, para pessoas de todas as idades —  já que os vídeos compartilhados no aplicativo eram constantemente repostados em outras redes sociais como Facebook e Instagram

Logo após o início da decadência do Vine, a internet experimentou mais uma explosão de conteúdos curtos de vídeo: o Musical.ly, uma rede social de dublagens, mensagens e transmissões  que tomou conta das timelines de todas as redes sociais — até ser adquirida pela ByteDance, empresa responsável pelo TikTok

TikTok X Instagram Reels:

As empresas decidiram ficar de olho no grande alcance das ferramentas de vídeo, especialmente após o crescimento exorbitante do TikTok: foram mais de 70 milhões de downloads até junho de 2020 — o app mais baixado do ano!

Entendeu-se o seguinte: os conteúdos disponibilizados na plataforma eram de extrema utilidade para as estratégias de marketing de uma empresa, já que contavam com um alcance cada vez mais elevado e eram capazes de transmitir uma mensagem em pouco tempo (cada vídeo contém, no máximo, 15 segundos).

A quarentena só foi mais um salto para o aplicativo; os usuários tornaram-se cada vez mais conectados e deram espaço aos investimentos de diversas marcas para marcar uma presença digital significativa. 

A partir daí, o TikTok tornou-se extremamente popular e lucrativo para as empresas, desde que elas aprendessem a manter um ritmo mais dinâmico e divertido em seu conteúdo — o que não foi nada interessante para o Instagram, ferramenta em ascensão no meio comercial.

Com um engajamento tão expressivo (notado pelas marcas que utilizam a plataforma), não demorou até que Mark Zuckerberg aderisse à moda para que sua rede social não ficasse para trás. O Reels — recurso utilizado para o compartilhamento de vídeos — ganhou uma nova cara e imitou funções de edição muitíssimo parecidas às do rival. 

Como utilizá-las? 

Depois de entender o surgimento e a influência dessas ferramentas dentro do cenário que nos encontramos digitalmente, é hora de atentar-se às principais práticas de marketing através dos vídeos do TikTok e Instagram Reels.

1. Esteja por dentro das tendências: 

Embora a internet esteja repleta de conteúdos diversificados, são sempre os mesmos que estão em alta — challanges, dublagens, brincadeiras… — explore os formatos que estão engajando no momento.

2. Entenda como as ferramentas de edição funcionam:

Tanto no Reels, quanto no TikTok, um bom engajamento é fruto de um conteúdo de qualidade. Por isso, criar vídeos relevates e bem editados aumentarão ainda mais a visibilidade da marca. 

3. Saiba quem é seu público-alvo:

Os recursos e pautas nos vídeos disponibilizados irão depender dos consumidores, como já explicamos em assuntos anteriores. Entender quem está no alvo de suas estratégias de marketing ditará todos os passos a serem seguidos. 

4. Apresente seus produtos e serviços, mas continue humano:

Não adianta oferecer o seu trabalho ao público, se você sequer se esforçou para conquistá-lo. Os vídeos disponibilizados no Instagram Reels e no TikTok são nada mais, nada menos do que uma maneira de se aproximar — aqui, as mensagens são transmitidas com mais clareza, e há uma chance muito maior de identificação com a marca

Portanto, bBastidores, unboxings e assuntos exclusivos sobre a loja são algumas das formas de introduzir produtos e serviços aos espectadores, sem forçar a barra

5. Saiba onde atuar: 

Apesar de serem duas ferramentas muitíssimo utilizadas para gerar engajamento, é importante saber qual delas faz mais sentido para o seu negócio. O TikTok, por exemplo, é predominantemente composto por crianças e adolescentes, o que pode não ser interessante para empresas que possuem um público-alvo mais sério. 

Também é interessante não se limitar. Embora sejam redes sociais distintas, repostagens de uma para outra também são uma boa alternativa para conseguir ainda mais alcance

Por fim, se você precisa de uma mãozinha na hora de atingir um número maior de prospects através das redes sociais — para além do Reels e do TikTok — conte com a gente! Estamos dispostos a fornecer soluções reais e definitivas para o seu negócio. 

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