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Dicas para melhorar o engajamento nas redes sociais
Dicas para melhorar o engajamento nas redes sociais

O engajamento nas redes sociais de uma marca é o primeiro passo para alcançar bons resultados no mercado digital atualmente. Confira as melhores práticas para aumentar a interação dos seus seguidores e gerar boas oportunidades.

O que é engajamento e qual a sua importância para uma marca?

O engajamento consiste na interação dos seguidores com o conteúdo disponibilizado por uma página ou perfil na web — e sua importância vai além de um simples consumo de informações dispostas pela rede. 

Engajar é, em poucas palavras, gerar oportunidades sólidas de negócio no mercado digital, e eu te explico o porquê:

Quando falamos sobre o avanço tecnológico nos últimos anos, as redes sociais ganham um destaque ainda maior dentre todos os recursos disponibilizados na internet — especialmente no período de quarentena. 

Para as empresas, essas ferramentas tornaram-se verdadeiros veículos de comunicação entre a marca e o público-alvo. É a partir do conteúdo exibido nas páginas e perfis das mídias sociais, que será possível criar uma ligação com consumidores e potenciais clientes.

E a partir do engajamento gerado entre uma publicação e outra que descobrimos se o público está, de fato, envolvido com a empresa, e se as estratégias de marketing estão funcionando, afinal de contas.

E caso os números estejam baixos…

Entenda como aumentar o engajamento:

Bom, antes de mais nada, é importante reconhecer alguns critérios que serão identificados pelos algoritmos

No caso do Instagram, o feed de cada usuário prioriza postagens relevantes ao seu interesse — que é baseado justamente na interação dele com conteúdos semelhantes

Ou seja, publicações que tem a ver com os gostos e interesses do usuário aparecem primeiro. Por isso… 

Conheça seu público

Para criar um conteúdo que desperte o interesse dos seguidores, é importante ter em mente o tipo de consumo que eles estão habituados

Além disso, é importante estar atento aos melhores horários de publicação: quando viabilizados na hora certa, as chances de obter mais engajamento aumentam.

A comunicação é fundamental 

Como estamos falando de uma rede social baseada em fotos e vídeos, é importante contar com um visual chamativo e um texto acolhedor para incentivar o engajamento — levando em conta, é claro, as preferências do público-alvo. 

O design e a comunicação textual ou verbal utilizada nas publicações deve ter tudo a ver com os seus seguidores. 

Estamos falando de um público predominantemente adulto? Adolescente? Infantil? É isso que vai ditar a linguagem a ser utilizada.

Marque presença

Já ouviu falar que quem não é visto, não é lembrado? Pois bem: a frequência das postagens será um fator decisivo para o engajamento do público.

Mas calma aí! Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, não é preciso lotar o perfil com inúmeras postagens durante o dia — uma publicação diária basta, desde que ela seja relevante para seu público. 

Use hashtags

Uma estratégia bacana é usar as “#’s” relacionadas à publicação na pŕopria legenda do post, ou nos comentários dele. Isso trará visibilidade dentro do nicho e dos assuntos relacionados que serão pesquisados na barra de busca. 

Mas não abuse do seu uso, nem repita as mesmas hashtags. Essa prática fará os algoritmos entenderem a publicação como uma automação, o que não tem nada a ver com relevância, né?

Provoque seu público!

Já disse que engajamento nada mais é do que a interação do público com o conteúdo, certo?

Por isso, incentive esse ato a partir de ferramentas disponibilizadas no próprio Instagram: 

  • Stories: O aliado por trás da maior taxa de engajamento. Nele, é possível utilizar artefatos que raramente passam despercebidos pelos seguidores.  Enquetes, caixas de perguntas e sugestões… Cada vez que visualizamos tais elementos, ficamos tentados a realizar alguma ação, então use e abuse dessas funções.
  • Reels: Os vídeos apresentados nesta ferramenta também são importantíssimos para o engajamento do público, pois além do tempo gasto em sua visualização no feed, o clique que levará o seguidor ao restante do vídeo trará ainda mais relevância ao conteúdo.
  • Entretenimento e diversão: Estude as tendências divertidas. Challanges, brincadeiras e conteúdos em alta como os vídeos curtos e engraçados no TikTok também são apostas de postagens que trarão uma boa taxa de engajamento, já que são conteúdos consumidos por quase todos os usuários na internet. 

Teste diferentes formatos

Apesar de existirem diversas formas de atuação, para que o engajamento, de fato, funcione, é preciso estudar diferentes formatos de postagens e analisar os resultados

É a partir dessas verificações que descobriremos qual a melhor maneira de atingir o público, seja na configuração do post, no tamanho da legenda, ou na linguagem utilizada: a reação do público dirá tudo a você.

Call to action!

Não basta apenas disponibilizar um conteúdo, se você não incentiva as ações do seu público. “Comenta o que achou!” “Que tal salvar esse post?” “Você já passou por isso?” “Saiba mais”

As “chamadas para a ação” também são decisivas para aumentar a taxa de engajamento dos seus seguidores. Por isso, descubra as melhores formas de utilizá-las em cada formato de post. 

O Facebook, por sua vez, funciona mais ou menos da mesma forma: 

Curtidas e comentários, compartilhamentos e páginas seguidas: Os posts exibidos no feed de notícias também são baseados na interação do público com conteúdos semelhantes. 

A diferença é que aqui, o horário não é tão importante. Mas é sempre importante manter atualizações diárias, já que páginas desatualizadas são constantemente esquecidas pelos algoritmos. 

Também é importante ficar de olho no tamanho das legendas exibidas. Ninguém gosta de textão, né? Especialmente quando ele está cheio de enrolação — portanto, seja direto! 

Aliás, isso serve para qualquer rede social. Textos extensos geralmente comprometem a Experiência do Usuário e dificultam a compreensão de mentes que procuram absorver o máximo de informações em menos tempo possível

Separar o texto em vários parágrafos, usar emojis para prender atenção… Ações que facilitam a leitura e fazem dela um pouco mais prazerosa são essenciais. 

No TikTok, gerar engajamento é ainda mais fácil: basta criar vídeos sem alteração no tipo do conteúdo, sem perder a originalidade, é claro… 

As hashtags também desempenham um papel fundamental, por isso, estude-as dentro do seu nicho de atuação para obter mais resultados.

Em todos os casos mencionados acima, a qualidade das postagens exerce uma grande magnitude sobre qualquer outra característica do que será mostrado ao público. 

Tenha por perto profissionais capacitados para te ajudar!

Por fim, se você está com dificuldades em criar boas estratégias para o marketing de conteúdo, conte com um time mão na massa e pronto para adaptar sua empresa às principais tendências e postagens que irão aumentar seu engajamento nas redes. 

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