Melhore a comunicação com o cliente e alavanque o seu negócio digital
Melhore a comunicação com o cliente e alavanque o seu negócio digital

Frequentemente a internet pode dificultar a naturalidade de um diálogo com os clientes. Por esse motivo, nossa equipe separou 10 dicas infalíveis para melhorar a comunicação da sua empresa e estreitar laços com o seu consumidor:

A importância da comunicação

Quando falamos sobre comunicação no cenário digital, o primeiro empecilho encontrado é a forma como o consumidor interpreta a mensagem da empresa — se você trabalha com uma loja online, certamente sabe sobre o que estamos falando. 

Por vezes, um e-mail, uma resposta no chat ou até mesmo uma ligação são responsáveis por um terreno hostil difícil de ultrapassar. Isso porque um diálogo à distância impossibilita que as emoções sejam transparecidas do jeito certo, ou seja: o consumidor interpreta da forma que bem entender. 

E para auxiliar sua empresa a vencer essa tensão e estabelecer uma comunicação clara e amistosa com os clientes que entram em contato, confira o passo a passo a seguir: 

1.Dê todo espaço à fala do consumidor:

Apesar de ser complicado — especialmente quando as portas da interpretação errada foram abertas — seu cliente precisa de espaço para se expressar, pelo tempo que ele quiser.

Portanto, esteja atento! O consumidor é o principal precursor do sucesso da sua empresa, ele quer e precisa ser ouvido. 

Portanto, antes de apresentar todos os argumentos para convencê-lo de que você está certo(a), deixe-o falar. Assim, ficará mais fácil de contornar quaisquer mal-entendidos e ele ficará satisfeito por ter sua opinião levada em conta.

2.Conheça muito bem seus produtos e serviços:

Não há nada melhor que dominar o assunto sobre o que é dito ao cliente para melhorar a comunicação entre vocês. 

Passar confiança é fundamental para que o consumidor entenda, de fato, o que está acontecendo durante o diálogo. Se o motivo do contato é uma dúvida ou a necessidade de suporte, é mais importante ainda.

3.Cuidado com o tom de voz:

O tom de voz, quando não é imposto adequadamente, pode gerar insatisfação por parte do consumidor — mesmo que para você não faça o menor sentido levar aquela conversa a uma discussão mais calorosa.

Por isso, mantenha seu tom de voz firme, embora calmo — é preciso transparecer confiança, sem deixar de lado a suavidade durante o contato com o consumidor.

4.Se a comunicação é via chat, atenção redobrada: 

Para ajudar em uma melhor comunicação e acabar com a distância imposta pela web, é imprescindível utilizar todos os recursos da tecnologia ao seu favor

Pontuações que facilitem a compreensão do texto aliadas ao uso de emojis, por exemplo, são artefatos capazes de estreitar laços com o consumidor e quebrar aquele climão presente durante um diálogo pela internet. 

5.Empatia acima de tudo:

De vez em quando, o cliente não vai entender muito bem como realizar algum procedimento muito simples — e você não pode culpá-lo por isso. 

Coloque-se no lugar do seu consumidor, acima de qualquer coisa. Explique quantas vezes for necessário, aborde outras táticas e formas de falar, até que ele finalmente compreenda e encerre o contato satisfeito.

6.Esteja presente de corpo e alma:

Durante o contato com o cliente, é importante prestar muita atenção em tudo aquilo que ele diz. Mais que isso: é preciso embalar-se à sua fala para entender tudo aquilo que ele quer dizer. 

Só depois de um profundo envolvimento — e preocupação — com tudo aquilo que o consumidor tem a dizer, será possível manter uma boa comunicação.

7.Adapte-se ao seu público-alvo:

Atente-se: é fundamental adaptar a linguagem com os seus consumidores. Ou seja, se o seu cliente é mais velho, o ideal é manter um linguajar um pouquinho mais formal para transparecer um pouco mais de seriedade. Já no caso de ser um adolescente, é possível utilizar uma linguagem mais cool, ou seja, sem muita preocupação com a formalidade.

8.Experiência do Usuário como prioridade: 

A experiência do usuário (UX) será ditada a partir de todas as questões que levantamos nesse artigo.

Uma experiência satisfatória, portanto, é fundamentada — especialmente — em  uma boa comunicação.

E se você está com dificuldade em estabelecer uma boa comunicação com o seu cliente… 

Por fim, fique tranquilo(a)! Estamos prontos para te auxiliar com dicas e técnicas exclusivas para encantar o seu consumidor e trazê-lo para mais perto. 

contato

Tem alguma dúvida? Deseja alavancar seus objetivos? Nosso time está disponível para ajudar você. Vem bater um papo com a gente :)

Fale com alguém da nossa equipe:

    Quais dos nossos Produtos te interessam?

    Fale com alguém da nossa equipe:

      Quais dos nossos Produtos te interessam?