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Você sabe o que são KPIs? A sigla, que significa indicador-chave de desempenho (ou Key Performance Indicator, em inglês) serve como um parâmetro dos valores que medem os principais processos de uma empresa.

Essa sigla, embora pareça desconhecida para a maioria das pessoas, é de suma importância para quem quer montar um bom plano de marketing, já que permite uma avaliação quase que minuciosa de todas as estratégias aplicadas, assim como mensurar seu desempenho, incluindo os pontos fortes e fracos.

Além disso, o KPI permite que sua empresa avalie seus números e possa traçar metas de crescimento plausíveis dentro de sua realidade, motivando assim seus funcionários a alcançarem tais ideais.

Para que possam trazer essa leitura mais apurada, é importante ficar atento às separações destas métricas, que são as gerais e estratégicas, que permitem a avaliação do negócio como como um todo e as mais específicas, que fornecem um mapa de uma determinada área ou de um detalhe operacional.

KPIs: entenda sua importância antes de realizar uma ação. #PraCegoVer: Fundo azul, com notbook mostrando uma tela com indicadores e gráficos.

Categorias de indicadores de desempenho dos KPI’S

Conforme comentamos, existem diferentes categorias de indicadores de desempenho, que ajudam a traçar um mapa detalhado de sua empresa. Confira algumas delas abaixo.

Indicadores de produtividade

Essas ferramentas, quando aplicadas de maneira contínua, permitem que a equipe de planejamento avalie o rendimento e a eficácia dos processos aplicados em seu dia a dia. O que isso quer dizer? Que esse indicador permite mensurar a quantidade de recursos utilizados para que seja gerado um produto ou serviço.

Indicadores de qualidade

Atuam em conjunto aos indicadores de produtividade e permitem avaliar todo o ocorrido durante o processo produtivo da empresa.

Indicadores de capacidade

São aqueles que avaliam a capacidade de resposta dos processos de sua empresa. Quando colocados em conjunto com indicadores de produtividade e qualidade são capazes de indicar o grau de competitividade desta companhia.

Indicadores estratégicos

Por fim, existem os KPIs estratégicos, que fornecem a quem os analisa as informações sobre o negócio e elas estão dentro das metas definidas.

Como saber quais os KPIs são mais importantes?

Com tantas métricas disponíveis, muitas empresas têm dúvidas na hora de definir as mais importantes. Afinal, como saber o indicador a se considerar? A avaliação do o mercado em a empresa está inserida e qual a realidade desse segmento é fundamental.

Para ajudar na tomada de decisão, separamos alguns KPIs que podem ser úteis no monitoramento prévio para a tomada de ações.

Taxa de conversão de visitantes para leads

Um dos KPIs que são fundamentais na tomada de decisões é o que se refere à taxa de conversão de visitantes para leads, já que ela permite que você tenha o contato dos usuários que estão navegando em seu site e poderá montar uma estratégia para aproximação com essa pessoa.

Inicialmente, a taxa é calculada com base no número de visitantes do site de determinado período, juntamente com relatórios preenchidos (estes costumam ser distribuídos em pontos estratégicos da página). Por fim, o resultado é obtido com a divisão desses dois indicadores aplicada a porcentagem do final da operação.

Agora, para quem deseja verificar a taxa de conversão de vendas, o cálculo é ainda mais simples: basta dividir o número de acessos na página pelo de vendas efetuadas durante aquele período mensurado.

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Número de trials ativos ou de versões free

Para o usuário, as versões de teste são muito boas, porque não impõem nenhum compromisso de assinatura. A pessoa usa enquanto está interessada e depois “vai embora”.

Já para as empresas isso não é vantajoso, porque o cliente free não paga pela ferramenta. Por isso, é importante convencer o usuário a fazer o cadastro no site para que, em um momento oportuno, possa ser convencido a pagar pelo seu produto.

Em alguns casos, para as empresas, oferecer uma versão gratuita é vantajoso, desde que o usuário se cadastre. Nesse cadastro, é possível que os produtos sejam testados,, mostrando assim porque aquilo é uma vantagem. Desta forma, é possível saber quem continua como seu cliente ou quem desiste e cancela o serviço um tempo depois.

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