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Vamos começar a entender as novidades do mercado digital…

A pandemia provocada pela Covid-19 virou o mundo de cabeça para baixo, praticamente. De uma hora para outra, todas as nossas certezas foram postas em cheque e tudo teve de mudar. 

Tivemos de alterar a forma como trabalhamos, estudamos, nos divertimos e até mesmo nos relacionamos. Tudo deixou de ser físico e passou a ser virtual, o que trouxe um enorme peso para o mercado digital. 

Sim, foi a internet quem garantiu que muitos de nós pudéssemos continuar trabalhando ou mesmo se comunicando com amigos e parentes. Isso trouxe uma enorme mudança de paradigmas. 

Mas, apesar de nossa torcida, a pandemia não acabou, forçando o mercado digital a manter sua transformação intensa em 2021. Curioso para ver que mudanças são essas? Confira no texto abaixo. 

Inteligência artificial e big data no Mercado Digital

Com o avanço do mercado digital, conceitos como a inteligência artificial, o big data ou mesmo o analytics tem ganhado cada vez mais espaço, já que nasceram exatamente para a automação, sendo capazes de melhorar o processamento de dados. 

No universo das vendas digitais esses conceitos são muito importantes, já que eles ajudam a detectar padrões e a entender melhor o comportamento dos consumidores.

Eles permitem, inclusive, que as empresas treinem seus times de venda, deixando-os atuar focados em melhorar a experiência do cliente e, por consequência, os resultados. 

Outra facilidade que as tecnologias oferecem é a possibilidade de alterar campanhas de acordo com o perfil de seu público, aumentando a eficiência do e-commerce e reduzindo as perdas. 

Experiência do cliente no Mercado Digital

A experiência do cliente é outra tendência a que devemos ficar muito atentos em 2021, já que ela influencia diretamente no sucesso ou fracasso de uma marca. 

Então, para quem não quer ter surpresas desagradáveis quando se trata de experiência do cliente, uma saída é investir em ferramentas que processem os dados de seu público, ajudando a montar a estratégia certeira. 

Desta forma, sua equipe de vendas poderá agir de forma direcionada e garantir que seus clientes tenham um atendimento personalizado, convertendo as visitas descompromissadas em vendas. 

A experiência do cliente não deve ser vista apenas como uma forma de vender mais. Ela é importante também para que seu negócio tenha sucesso. Afinal é dela que poderá vir mais visitas, mais popularidade e também menções positivas. O boca a boca também é importante no mundo virtual. 

Estratégia Omnichannel

A estratégia omnichannel é outra tendência que deve ser acompanhada de forma muito atenta em 2021, já que ela permite que sua marca seja capaz de integrar de forma bastante eficaz tanto o mundo online quando o offline, garantindo assim uma melhor experiência para o cliente. 

Como isso é possível? Bem, essa estratégia permite que seu cliente consulte informações sobre um produto vendido em sua loja física direto do aplicativo de sua loja virtual. 

O atendimento será feito, claro, por um vendedor in loco, mas o cliente poderá saber também que o e-commerce oferece algumas opções que não estão disponíveis na loja física. 

Parece confuso? Não exatamente. Afinal, o omnichannel tem por objetivo dar ao cliente a melhor experiência possível, permitindo assim a melhora de suas vendas e agregar mais valor à marca, fidelizando seus clientes e confirmando a qualidade de seus produtos, por exemplo. 

SEO

O SEO é um conceito que já existe no mercado digital há um bom tempo e que, em 2021, não poderia passar despercebido, afinal de contas ele é fundamental para quem quer não apenas vender online, como também atrair o tipo de cliente certo e se diferenciar da concorrência. 

Isso é possível porque quando a boa aplicação do SEO permite que seu site esteja bem-posicionado nos rankings de busca, permitindo ao cliente encontrá-lo mais facilmente. 

Agora, você sabia que existem algumas ações técnicas que ajudam a garantir que seu SEO esteja bem executado? Por exemplo, reduzir o tempo de carregamento da página, verificar como está a funcionalidade dos botões de seu site, manter uma boa plataforma de pagamentos e um design que esteja adaptado tanto para o ambiente mobile quanto para os desktops contam pontos positivos nesse quesito. 

Além disso, quando você afina todos esses pontos, aumentam as probabilidades de que o cliente permaneça em sua página, fazendo com os que os buscadores o considerem como um “user friendly”, melhorando ainda mais seus resultados de pesquisa. 

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