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Para quem pretende iniciar um comércio eletrônico e não faz a menor ideia de como ou por onde começar, fique calmo(a)! Neste artigo, aprenda todos os passos para iniciar o seu negócio digital e confira dicas exclusivas sobre como vender online:

E-commerce: passo a passo para vender online
E-commerce: passo a passo para vender online

Como começar a vender online?

O comércio digital ganha cada vez mais força no mercado atualmente, e o motivo para esse cenário é bem simples: a venda de produtos e serviços no meio online tornou-se uma das principais alternativas para lucrar em tempos da pandemia do coronavírus. Ou seja, vender online é uma opção que, mais que nunca, se mostra eficaz.

Em primeiro lugar, iniciar um negócio — tanto no meio presencial, quanto no digital — exige planejamento, esforço, investimentos e muita dedicação, embora pareça uma tarefa fácil. E para ajudá-lo(a) em um momento tão delicado, nosso time separou tudo que você deve saber antes de se jogar nas vendas digitais:

Leia também: E-commerce: tudo o que você precisa saber para criar um negócio online

1.Faça um plano estratégico bem estruturado

O planejamento é o primeiro passo para iniciar as vendas online — e talvez o mais importante. É preciso definir suas estratégias de planejamento antes de dar um start no seu e-commerce, para que não haja prejuízo. Portanto, atente-se aos questionamentos a seguir:

  • Qual seŕa o nicho de atuação? 
  • Quais os serviços e produtos que serão oferecidos? 
  • Qual será o investimento inicial? 
  • Qual será a plataforma utilizada?
  • Como será o plano de marketing digital?
  • Quais os objetivos de lucro a serem alcançados?

Já refletiu sobre tudo isso?

Caso a resposta seja negativa, o ideal é pensar melhor. Para obter sucesso nas vendas online, é imprescindível contar com uma boa segmentação de produtos e serviços para cada nicho, a ideia dos valores de investimento e as intenções sobre os lucros e tudo aquilo que envolve a divulgação na internet. E se você já tem uma ideia do que fazer…

2.Invista esforços na pesquisa de mercado:

Não basta ter uma ideia geral de qual será a atuação da sua loja na internet, é preciso estar atento a tudo que acontece no seu — futuro — mercado de atuação e criar uma base sólida de conhecimento.

A partir de uma análise minuciosa acerca das atividades dos seus concorrentes, é possível estabelecer alguns padrões que o(a) auxiliarão a obter resultados satisfatórios. Mas preste atenção: não estamos falando de copiar ideias, mas sim, adquirir uma base para atuar de maneira assertiva sobre aquele público-alvo.

Entre os pontos mais importantes a serem levados em conta, destacam-se: 

  • Os produtos e serviços de mais sucesso;
  • A linguagem (visual e textual) utilizada;
  • As estratégias de marketing empregadas; 
  • Precificação de produtos;
  • Formatos e disposição de campanhas e promoções.

Mas não considere a análise dos seus concorrentes como o único passo para realizar uma pesquisa de mercado.

Depois de entender o público-alvo junto às tendências de produtos e serviços, é hora de investigar o seu consumidor e confrontá-lo diretamente para descobrir tudo aquilo que será necessário para estruturar o seu negócio. 

Sabemos que parece assustador, mas é um pouco mais simples do que parece. Existem ferramentas que auxiliam na captação e análise de dados acerca das suas preferências e hábitos de consumo. Entre elas:

Não importa quais sejam os artefatos utilizados, o intuito é o mesmo: coletar informações pertinentes para entender melhor os gostos e predileções dos seus potenciais consumidores para obter bons insights.

3.Saiba onde se posicionar:

Depois de uma boa pesquisa de mercado, essa parte fica fácil. Um dos pilares do sucesso para as vendas online é a plataforma utilizada para a divulgação dos produtos e serviços, e para escolher corretamente, o ideal é atentar-se às preferências do seu público-alvo

Tudo irá depender dos hábitos de navegação dos seus potenciais clientes. Se seu público está conectado primordialmente no Instagram, seus esforços e investimentos para campanhas devem ser voltados à essa rede social, por outro lado, se a galera prefere rolar a timeline do TikTok, é aqui que você deve anunciar. Deu pra sacar? 

4.Escolha boas plataformas de e-commerce:

Para vender online, os sites utilizados para a criação da sua loja online devem ser bem pensados, a fim de facilitar a vida do consumidor e evitar problemas futuros — tanto a você, quanto ao seu comprador.  

Atualmente, existem sites capazes de fornecer tudo aquilo que sua loja precisa para funcionar muito bem: desde uma navegação otimizada ao oferecimento a uma estruturação completa de catálogos, chats para comunicação… 

Alguns dos sites mais utilizados para criar uma loja virtual são:

5.Arrase no visual da marca:

Lembre-se: a Experiência do Usuário é um fator determinante para alcançar bons resultados e sair na frente dos concorrentes. Por isso, depois de criar a sua loja virtual em um site otimizado, intuitivo e de fácil navegaão, hora de colocar a mão na massa e investir seus esforços numa boa comunicação visual.

Cores chamativas, designs sugestivos e fontes de letras que tem tudo a ver com o seu consumidor: tudo isso irá contribuir para uma experiência majestosa — o que influenciará, com certeza, no destaque da sua loja virtual perante aos seus concorrentes.

6.Aposte em anúncios chamativos (e pagos): 

A importância dos anúncios publicitários vai além de posicionar sua loja digital na web. Eles são responsáveis por atrair o público-alvo e convencê-los de que aquele produto, serviço ou oferta é tudo aquilo que ele precisa.

À vista disso, os anúncios devem ser muito bem pensados e estruturados, a fim de atingir o maior número de pessoas possíveis. Assim, depois de entender como tocar o coração dos seus clientes a partir de suas preferências, é importante contar com patrocínios e mídias pagas. 

Isso não é uma regra, claro — qualquer e-commerce é capaz de atrair seus consumidores de forma orgânica, isto é, sem investir em anúncios pagos. No entanto, essa tarefa torna-se muito mais difícil. 

Sejamos sinceros: num mercado tão implacável, onde centenas de lojas virtuais nascem todos os dias, atrair um número significativo de pessoas para gerar resultados é um tanto quanto complicado. 

Artefatos como os anúncios no google, patrocínios no Instagram ou Facebook e gestão de tráfego para sua loja online, no geral, são imprescindíveis para quem pretende voar alto e alcançar resultados extraordinários. 

7.Invista na humanização da sua marca:

Ainda mais com a gama de empresas e negócios digitais presentes na internet atualmente, a humanização da marca torna-se fundamental para obter a fidelização do cliente. Entre as táticas de humanização da marca, estão: 

  • Uma comunicação que aproxima a loja do público-alvo

Isso quer dizer que a linguagem utilizada dependerá da faixa etária, gênero e hábitos de consumo do seu potencial cliente, para que ele se identifique com a marca.

  • Estar por perto

Além de contar com estratégias que o aproxime do público, seja como for é importante estar presente durante todo processo de compra e oferecer todo suporte que seu consumidor precisa de bate pronto.

  • Tomar cuidado com as automações

Se a sua loja virtual possui serviços automáticos de envio de e-mails para apresentar novas promoções aos consumidores, por exemplo, o ideal é colher seus nomes e especificações durante as campanhas publicitárias. 

Ou seja, ao invés de começar o e-mail com “PROMOÇÃO IMPERDÍVEL”, conte com serviços que estreitam os laços com o seu consumidor, por exemplo: 

“Ei, Fulano(a), você vai amar o que separamos pra você!”

Conseguiu perceber a diferença?

  • Mostrar a equipe por trás de tudo

Outra dica valiosa para humanizar a sua marca e conquistar a confiança dos seus consumidores, é aparecer, seja nos stories, ou nas publicações do feed. Todavia, o importante é dar as caras e mostrar quem é responsável por tudo o que acontece. 

8.Realize ações e analise os resultados:

Vale lembrar que nada gera resultados imediatos, viu? A grande sacada por trás do sucesso de um e-commerce é investir nas ações e ficar atento aos efeitos que estas surtirão para mudar — ou não — as estratégias utilizadas. A seguir, separamos as ferramentas mais utilizadas para auxiliar nesse processo: 

Também é possível analisar o efeito das suas ações nas próprias redes sociais, ainda que os resultados obtidos não sejam tão precisos assim… 

Sabemos que é muita informação para absorver de uma só vez sobre vender online. Por esse motivo estamos aqui por você:

Por fim, aqui na Ziriga, contamos com um time especializado em vender online e pronto para agir em prol do sucesso do seu negócio digital. Que tal saber um pouco mais sobre o que podemos oferecer para alavancar o seu comércio e alcançar seus resultados? Entre em contato conosco através do formulário abaixo!

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