O que é Lifetime Value (LTV)?

Traduzido do inglês, o termo “Lifetime Value”, ou simplesmente LTV, tem como significado “Valor do tempo de vida do cliente”. Trata-se de uma métrica de marketing, utilizada para realizar o cálculo de faturamento que um consumidor traz para o seu negócio após ser conquistado.

Em outras palavras, a empresa faz uso da ferramenta para medir o quanto ela fatura com um cliente durante o relacionamento dele com o seu negócio.

Através dos resultados obtidos nestes cálculos, os empreendedores conseguiram traçar melhores estratégias para fazer o aumento do faturamento e retenção dos consumidores, seja por meio dos produtos, vantagens e investimentos no relacionamento.

O LTV é importante para as companhias, pois é com ela que os empreendedores e gestores conseguem visualizar que mesmo após aquilo que foi conquistado, seus consumidores possuem potencial para gerar novos rendimentos. O segredo está em saber como.

Qual a importância do cálculo do LTV?

Quando se tem os números de LTV, o empreendedor terá um auxílio na tomada de uma série de decisões fundamentais para o seu negócio. A partir destes números, será possível ponderar as ações e levar em consideração o rumo que o negócio tem seguido.

O LTV é trabalhado em conjunto ao CAC, O Custo de Aquisição de Clientes. A partir daí o Lifetime Value ajuda a saber se a companhia tem gastado mais para a obtenção de consumidores do que para retê-los. Isso significa que os valores do LTV jamais devem ser inferiores ao do CAC. Quando isso ocorre, os dados mostram que a empresa vem investido mais para a obtenção de customers do que para a sua retenção, necessitando driblar esta condição.

Como elevar o LTV da sua empresa

Tenha em mente que a retenção e a rentabilidade de um consumidor irá depender, especialmente daquilo que a empresa tem oferecido a ele. E estes são os principais elementos a serem trabalhados pela empresa, logo após a descoberta do Lifetime Value. Lembre-se que um consumidor que você já adquiriu possui potencial para fazer o investimento ainda maior no produto que você disponibiliza.

Todavia, ele deve enxergar o valor disso, além do quão vantajoso é ter a sua companhia trabalhando ao lado dele. A seguir, listamos três dicas fundamentais que podem ser utilizadas para auxiliar o seu cliente, e assim, retê-lo. Veja:

  1. Newsletter: Por meio de informações interessantes sobre o mercado e o negócio, você está ajudando o seu consumidor a se manter atualizado. Isso é interessante, pois irá fazer com que ele se fidelize à empresa.
  2. Conteúdo: Independente de qual for seu negócio, é importante que ele possua um blog com informações que ajudem os seus clientes com o que eles necessitam. Compreenda as necessidades deles e faça-os ver a sua empresa como uma especialista naquilo que eles atuam.
  3. Atendimento: É importante a empresa ter uma equipe de atendimento preparada para prestar o suporte ao consumidor. A partir daí, a empresa consegue compreender com clareza as necessidades do cliente e auxiliá-lo naquilo que for preciso.

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