Aqui na Zírga somos apaixonados e movidos por inovação e avanços tecnológicos, estamos sempre de olhos bem abertos para acompanhar as novidades e nada mais justo do que compartilhar com vocês (<3). Então aperta o cinto e vem ver o que vai fazer parte da sua rotina nos próximos anos. Lembrando que tudo aqui que destacamos são tecnologias apoiadas na mobilidade, IoT (Internet of Things) e IPS (Indoor Proximity System), que podem (e devem) ser exploradas na comunicação e no relacionamento com consumidores.
Essa tendência chega tímida, mas promete ganhar cada vez mais espaço e tirar proveito do vício moderno do smartphone sempre à mão. Aliás, mais provável que o auge da tecnologia aconteça no smartphone de pulso, pois a mania de tê-lo sempre à disposição, quase como um extensão do corpo, é o que tem motivado o desenvolvimento dos gadgets vestíveis, e que você com certeza já deve ter visto, como os relógios inteligentes.
Ainda falando sobre estarmos sempre conectados aos smartphones, a experiência dentro do ponto de venda tende a virar uma mescla, cada vez maior, de físico e digital. Mesmo que a gente já venha se domesticando a misturar pesquisas locais e virtuais em nossas experiências de compra, é esperado que o webrooming (pesquisa online antes da compra na loja física) supere o showrooming (pesquisa física antes da compra na loja física). Estar atento a este comportamento é essencial para desenvolver projetos alinhados às mudanças no PDV e condizentes com os movimentos dos consumidores. Ninguém quer mais pagar pelo que vê logo de cara, o consumidor está cada vez mais inteligente!
Pra quem ainda não se familiarizou com a palavra, nada mais é do que tudo estar conectado a internet. De celulares, a eletrodomésticos. E o universo IoT deverá ter um crescimento agressivo e diversificado. Aqui a imaginação pode ir longe e incluir acesso à internet em praticamente todos os objetos domésticos, de escritório, locomoção e etc. O avanço provoca mudanças nas vontades dos consumidores e ratifica o que temos visto sobre a relação bastante estreita de muitas pessoas com aparelhos conectados, ampliando as possibilidades de explorar estas plataformas.
A tecnologia IPS, que permite localizar objetos (pessoas carregando os objetos) em ambientes fechados, pode ser aplicada na transformação de espaços sociais. Lojas, cinemas, bares e quaisquer outras áreas com circulação de público, podem ser ambientados para dialogarem com os dispositivos móveis dos frequentadores por meio dos Beacons, fornecendo assim inúmeras oportunidades de interação e convergência. Atualmente, em 254 lojas da Apple, nos EUA, a tecnologia já é utilizada. Quando o usuário se aproxima de uma loja física, o aplicativo oferece informações extras, serviços específicos daquela unidade e promoções. As opções de uso são inúmeras, desde ofertas baseadas em pesquisas digitais e no perfil do consumidor nas redes sociais até um carrinho de compras virtual que se transforma em itens já separados para serem provados na loja física.
Apesar de não ser exatamente tendência tecnológica, afinal o debate sobre segurança de dados e privacidade na internet é um assunto sem fim, que há tempos está (e deverá continuar a estar) em pauta, iremos elevá-los a condição de tendência eterna. A atenção aos temas respalda todos os envolvidos e assegura um bom ‘convívio’ entre os usuários, que como apontado em todas as tendências, em muitos momentos, podem ser consumidores e marcas. O consumidor só efetiva a compra, se se sentir seguro, então se atente aos certificados no seu site.
Todas essas previsões já vem rolando, mas prometem se intensificar em 2017. Cabe a nós, que participamos ativamente deste meio, nos mantermos ligados e oferecer sempre a melhor experiência ao usuário final!
Para mais previsões, tarô, mapa astral ou planejamento de marketing, continue acompanhando o blog da Zíriga! (Só não trazemos seu amor de volta)
Tem alguma dúvida? Deseja alavancar seus objetivos? Nosso time está disponível para ajudar você. Vem bater um papo com a gente :)
Fale com alguém da nossa equipe:
Fale com alguém da nossa equipe:
Sua mensagem foi
senviada com sucesso.