Para que o seu conteúdo online seja compartilhável pelas pessoas nas mídias sociais, é necessário que ele atenda a uma série de requisitos, como por exemplo: Ser relevante ao público, ter utilidade, contar com chamadas para ação etc.
Como se poder perceber transformar um conteúdo em um viral, não é a tarefa mais simples do mundo. Contudo, também não é a mais difícil. Neste artigo nós listamos as principais dicas para tornar seus conteúdos compartilháveis. Confira!
Valor informativo: O conteúdo online deve ter, acima de tudo, um valor informativo. Isso porque boa parte dos usuários das mídias sociais avalia o valor prático do conteúdo antes de fazer o seu compartilhamento, e só passam as informações adiantes quando as classificam interessantes para seus amigos e conhecidos.
Positividade: A maioria dos internautas está na rede em busca de entretenimento, verdade seja dita. Tendo esta informação em mente, saiba que as publicações que contam com um conteúdo positivo têm maiores chances de serem compartilháveis e se tornarem um viral, comparado a um post onde a negatividade predomina.
Quer um exemplo? Por que acha que os “memes” viraliza tanto nas mídias sociais?
Visual: Para o internauta considerar o seu conteúdo compartilhável nas mídias sociais, ele deverá ser organizado e visualmente atraente. Ou seja, se o visual do seu post for composto de um simples bloco sólido, dificilmente ele irá atrair alguém. Isso porque quando um artigo conta com blocos divididos e bem ilustrados, as pessoas têm um maior entendimento e percepção do conteúdo.
A melhor forma de dividir o texto é fazendo o uso de subtítulos.
Chamadas interessantes: É muito comum nos depararmos com chamadas/títulos desinteressantes pela web. São chamadas comuns que não contribuem no aumento da taxa de compartilhamento. Um dos principais segredos para conquistar o compartilhamento dos usuários é caprichar nas chamadas, que devem ser interessantes e atraentes.
Mas, eis um detalhe importantíssimo: Evite chamadas sensacionalistas que enganam o público. É muito comum vermos este tipo de post, onde em sua chamada é prometida uma coisa e no decorrer do texto, o sentido do conteúdo é completamente diferente. Isso faz com que o usuário não só não compartilhe o conteúdo, como também perca a credibilidade no negócio.
Conteúdo de longa duração: Desenvolver conteúdos que perdem a sua importância ao longo do tempo é um dos principais erros. É necessário que o conteúdo seja de longa duração, atemporal. Ou seja, o seu post deve servir para uma pessoa que está o lendo hoje, quanto para um usuário que irá lê-lo daqui a dois anos.
Isso depende não só do formato, mas também da atualização dos textos.
Aprovação: É comum da nossa natureza humana desejar a aprovação por meio de nossas ações e palavras. E isso pode refletir também nos nossos negócios online, gerando implicações positivas (ou não). Quando uma pessoa lê um post e tem a convicção de que ele reflete suas opiniões e pode ser bem aceito pelas pessoas, ela irá acabar fazendo o compartilhamento.
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