Aqui na Zírga somos apaixonados e movidos por inovação e avanços tecnológicos, estamos sempre de olhos bem abertos para acompanhar as novidades e nada mais justo do que compartilhar com vocês (<3). Então aperta o cinto e vem ver o que vai fazer parte da sua rotina nos próximos anos. Lembrando que tudo aqui que destacamos são tecnologias apoiadas na mobilidade, IoT (Internet of Things) e IPS (Indoor Proximity System), que podem (e devem) ser exploradas na comunicação e no relacionamento com consumidores.

 

Pagamento móvel:

Essa tendência chega tímida, mas promete ganhar cada vez mais espaço e tirar proveito do vício moderno do smartphone sempre à mão. Aliás, mais provável que o auge da tecnologia aconteça no smartphone de pulso, pois a mania de tê-lo sempre à disposição, quase como um extensão do corpo, é o que tem motivado o desenvolvimento dos gadgets vestíveis, e que você com certeza já deve ter visto, como os relógios inteligentes.

Webrooming:

Ainda falando sobre estarmos sempre conectados aos smartphones, a experiência dentro do ponto de venda tende a virar uma mescla, cada vez maior, de físico e digital. Mesmo que a gente já venha se domesticando a misturar pesquisas locais e virtuais em nossas experiências de compra, é esperado que o webrooming (pesquisa online antes da compra na loja física) supere o showrooming (pesquisa física antes da compra na loja física). Estar atento a este comportamento é essencial para desenvolver projetos alinhados às mudanças no PDV e condizentes com os movimentos dos consumidores. Ninguém quer mais pagar pelo que vê logo de cara, o consumidor está cada vez mais inteligente!

IoT (Internet of Things):

Pra quem ainda não se familiarizou com a palavra, nada mais é do que tudo estar conectado a internet. De celulares, a eletrodomésticos. E o universo IoT deverá ter um crescimento agressivo e diversificado. Aqui a imaginação pode ir longe e incluir acesso à internet em praticamente todos os objetos domésticos, de escritório, locomoção e etc. O avanço provoca mudanças nas vontades dos consumidores e ratifica o que temos visto sobre a relação bastante estreita de muitas pessoas com aparelhos conectados, ampliando as possibilidades de explorar estas plataformas.

IPS (Indoor Proximity System):

A tecnologia IPS, que permite localizar objetos (pessoas carregando os objetos) em ambientes fechados, pode ser aplicada na transformação de espaços sociais. Lojas, cinemas, bares e quaisquer outras áreas com circulação de público, podem ser ambientados para dialogarem com os dispositivos móveis dos frequentadores por meio dos Beacons, fornecendo assim inúmeras oportunidades de interação e convergência. Atualmente, em 254 lojas da Apple, nos EUA, a tecnologia já é utilizada. Quando o usuário se aproxima de uma loja física, o aplicativo oferece informações extras, serviços específicos daquela unidade e promoções. As opções de uso são inúmeras, desde ofertas baseadas em pesquisas digitais e no perfil do consumidor nas redes sociais até um carrinho de compras virtual que se transforma em itens já separados para serem provados na loja física.

Segurança e privacidade:

Apesar de não ser exatamente tendência tecnológica, afinal o debate sobre segurança de dados e privacidade na internet é um assunto sem fim, que há tempos está (e deverá continuar a estar) em pauta, iremos elevá-los a condição de tendência eterna. A atenção aos temas respalda todos os envolvidos e assegura um bom ‘convívio’ entre os usuários, que como apontado em todas as tendências, em muitos momentos, podem ser consumidores e marcas. O consumidor só efetiva a compra, se se sentir seguro, então se atente aos certificados no seu site.

Todas essas previsões já vem rolando, mas prometem se intensificar em 2017. Cabe a nós, que participamos ativamente deste meio, nos mantermos ligados e oferecer sempre a melhor experiência ao usuário final!

 

Para mais previsões, tarô, mapa astral ou planejamento de marketing, continue acompanhando o blog da Zíriga! (Só não trazemos seu amor de volta)