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UX e UI: o que são e qual a diferença?
UX e UI: o que são e qual a diferença?

Com os avanços nas relações entre os usuários e as plataformas digitais, muito se fala sobre a UX e a UI. Mas você sabe qual a diferença entre esses dois termos? No material a seguir, você encontra a definição de UX e UI e como aplicá-las no seu negócio online. 

Toda vez que aspirantes e empreendedores pretendem lançar um produto, marca ou negócio nos meios digitais, uma preocupação surge entre as pesquisas de mercado e análises pela internet: a aplicação dos termos de UX e UI nos produtos e serviços oferecidos. 

Mas o que quer dizer tudo isso, afinal de contas?

A UX e a UI são, de maneira geral, todos os fragmentos de interação do consumidor com a marca — correspondem às impressões e vivências de um usuário dentro de um espaço digital. E embora sejam termos complementares dentro de um mesmo contexto, seus significados são bastante distintos.

Qual a definição de UX e UI?

A Experiência do Usuário (ou User Experience, em inglês, ou UX — sigla correspondente) é uma expressão que denomina as sensações, percepções e sentimentos nascidos ao se navegar por uma página ou quaisquer outras plataformas digitais. 

Enquanto a UI (ou Interface do Usuário) limita-se ao espaço visual dentro das percepções do consumidor; ou seja, envolve toda experiência gerada na interação do usuário com os elementos visuais relacionados ao uso do site — layouts, botões, banners, cores, logos, artes em geral…

Deu pra sacar, leitor(a)? As definições são completamente diferentes, apesar de se relacionarem muito bem quando o assunto é uma experiência do usuário satisfatória e sobretudo, que implique em boas taxas de conversão.

Leia também: A personalização da experiência do usuário pode alavancar o seu negócio.

Características de uma boa UX e UI

Para que as definições de Experiência do Usuário fiquem ainda mais claras, separamos as principais características e diferenças de UX e UI a seguir — para que seu negócio desfrute de aplicações assertivas sobre esses termos tão usuais no mundo digital. 

Princípios da Experiência do Usuário (UX):

  • Site rápido e otimizado;
  • Navegação simples e intuitiva;
  • Comunicação clara e objetiva durante a navegação e o consumo de informações; 
  • Suporte rápido e adequado caso necessário;
  • Pouco ou nenhum esforço para realizar compras;
  • Informações personalizadas ao gosto do público-alvo.

Em outras palavras, se você pretende criar uma boa Experiência do Usuário (UX) e estreitar laços pela internet, não confunda seu consumidor ou dê trabalho a ele. Mais que isso: encante-o com uma experiência única.

Princípios da Interface do Usuário (UI):

Como mencionamos anteriormente, a Interface do Usuário (UX) tem a ver com tudo aquilo que o Usuário absorve em questões visuais e interativas, ou melhor: são todas as qualidades que podem ser absorvidas no contato do consumidor com o site. Por exemplo:

  • Informações bem dispostas pelo site;
  • Letras facilmente entendidas;
  • Cores bem utilizadas (agradáveis); 
  • Um design que desperta boas impressões;
  • Ícones e botões intuitivos; 
  • Usabilidade. 

Veja bem: não adianta desenvolver um site muito bem estruturado (visualmente), se na hora de navegar por ele os usuários encontram erros ou empecilhos que dificultam sua compra e poder de interação.

A relação entre a UX e a UI

Todas as questões mencionadas acima são levadas em conta pelo usuário durante sua jornada pelas as plataformas da empresa. 

Por esse motivo é tão importante investir em recursos e profissionais que possibilitem uma navegação simples e personalizada: relacionar a UX e a UI com maestria resultam na satisfação do usuário de uma maneira imensurável. 

Para que você entenda melhor na prática como  a UX em conjunto com a UI podem alavancar seu negócio online, separamos os principais benefícios e vantagens de relacionar esses dois termos dentro de um site:

  • Uma identificação com a marca, por parte do consumidor

Quando a experiência do usuário é personalizada com elementos visuais e comunicativos que tem tudo a ver com os seus gostos e costumes, as relações costumam ser mais íntimas entre a empresa e o consumidor. 

Claro que isso também envolve um atendimento especial e uma equipe bastante envolvida e preocupada com o bem estar dos clientes. 

  • Maiores taxas de conversão e fidelidade

Um site bonito, fácil de navegar e com as ações nas pontas dos dedos: essas características, que promovem conforto e baixa complexidade na hora de realizar uma compra, tendem a trazem bons resultados e, geralmente, implicam na fidelidade de diversos consumidores. 

  • Preferência e destaque no mercado

Por vezes, algumas empresas vendem os mesmos produtos e serviços que outras, mas os resultados são catastróficos em relação aos concorrentes

Isso acontece porque os sites com pouco resultado raramente têm as mesmas preocupações com a satisfação do consumidor com relação à UX e UI.

Como aplicar a UX e UI para melhorar meus resultados? 

As técnicas e recursos utilizados para otimizar uma melhor Experiência do Usuário — especialmente quando falamos sobre o Design de Interface — raramente estão sob os domínios daqueles que não são profissionais no assunto

As chances de desenvolver um site mal otimizado e com elementos que comprometem uma boa experiência do usuários são tremendas. Quando não há uma base sólida de conhecimento por trás dos processos e metodologias utilizados, principalmente.

Por sorte, nós contamos com um time especializado na criação e otimização de todo site e estruturas internas, tanto visuais quanto funcionais

Quer ter um site capaz de transformar visitas em conversões através de elementos apaixonantes e bem otimizados? Seu lugar é aqui.

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