A chegada do Twitter Spaces, vem em um momento em que as redes sociais exploram os áudios como forma de interação com os usuários.

Desenvolvido pelo microblog, essa nova ferramenta promete rivalizar com o Clubhouse. Aplicativo que virou febre no ano passado por permitir que as pessoas se comuniquem via áudio.

O diferencial do Clubhouse, aliás, não é que as pessoas enviariam áudios uns aos outros, e sim que participariam de salas com uma estrutura parecida ao de um podcast.

Aqui, é o interesse em acompanhar assuntos de seu gosto em salas onde é possível tanto acompanhar passivamente as discussões como também participar delas.

Agora, o que o Twitter Spaces tem de tão novo que pode abalar o reinado do Clubhouse? Confira no texto abaixo que preparamos para você.

Twitter Spaces chega para concorrer com o Clubhouse. #PraCegoVer: Smarphone com o aplicativo do Twitter Aberto.

Como o Twitter Spaces funciona?

Assim como o Clubhouse, o Twitter Spaces tem uma pegada que lembra muito tanto as rádios como os podcasts. Isso porque ele permite que os internautas criem grupos com speakers (os palestrantes) e os ouvintes.

Esses grupos abordam diversos assuntos, que podem ir de política a reality shows. Os bate-papos são sempre ao-vivo e o host (a pessoa que abre a sala) pode ou não permitir que outras pessoas falem durante a transmissão.

Mas, ao contrário do podcast, em que você pode ouvir a gravação em um outro momento, no Twitter Spaces o áudio fica disponível apenas enquanto a transmissão estiver sendo feita.

Disponibilidade

Uma crítica muito forte daqueles que gostariam de experimentar o Clubhouse era o de fato de que o aplicativo esteve, por muito tempo, disponível apenas para os usuários do iPhone (atualmente, a versão para a Android ainda está em testes no Brasil).

Essa configuração limitou seu alcance, mas não o seu sucesso. Prova disso é que o Clubhouse bombou. Agora, com o Twitter Spaces esse problema não existe. Isso porque a ferramenta está disponível tanto para os usuários do iOS como os do Android, ampliando seu alcance.

Essa variedade de sistemas operacionais funcionais permite que um grande número de pessoas experimente a ferramenta, aumentando assim seu sucesso.

No entanto, o Twitter Spaces tem apenas uma única limitação: por enquanto, ele não funciona no desktop. Então, se você quiser aproveitar as salas de discussão, terá de usar seu celular ou um tablet.

LEIA MAIS: Taxa de engajamento: o que é e como melhorar?

Diferenciais

Ao contrário do Clubhouse, que é um aplicativo de áudio sem outras funcionalidades escondidas, o Twitter Spaces está integrado ao Fleets, os stories do Twitter, permitindo assim que os usuários atuais do microblog também acessem o serviço, o que dá a ele também um alcance muito maior, se pensarmos na quantidade de usuários ativos das duas redes sociais.

Quando comparamos o funcionamento das duas redes sociais, o Clubhouse permite que o usuário tenha um feed apenas com as conversas em andamento, podem participar daquelas que lhe interessam e que já estão acontecendo, sempre no modo público, claro.

Dessa maneira, é possível que o orador possa agendar uma conversa, enquanto o ouvinte consegue ativar as notificações para não perder as transmissões, o que não está disponível no Twitter Spaces. O Clubhouse dá, ainda, mais liberdade ao moderador, que pode definir se a sala estará aberta para todos ou apenas os convidados poderão entrar.

Agora, se o Twitter Spaces não tem tanta liberdade para montar a sala, ele oferece mais liberdade na hora de interagir com os conteúdos criados. Sim porque o aplicativo dá a opção de que você reaja a uma publicação com emojis! Outra possibilidade de interação interessante é que os participantes da sala podem compartilhar tweets dentro desse espaço e discutir sobre o que foi compartilhado..

Além disso, criar salas no Twitter Spaces é bastante simples. Para que sejam abertas é só clicar no botão do tweet ou, ainda, utilizando o Fleet.

contato

Tem alguma dúvida? Deseja alavancar seus objetivos? Nosso time está disponível para ajudar você. Vem bater um papo com a gente :)

Fale com alguém da nossa equipe:

    Quais dos nossos Produtos te interessam?

    Fale com alguém da nossa equipe:

      Quais dos nossos Produtos te interessam?