Criar um site bonito, clean, elegante, rápido, usando WordPress e com qualidade! É possível? Sim, é possível. E foi isso que fizemos no projeto SQUID.

Como desenvolver um site com performance

Sempre que você for iniciar um desenvolvimento de site, é preciso utilizar algumas ferramentas que levem a você estatísticas do site. Uma delas é o Google PageSpeed Insights.

Uma ferramenta criado pelo Google para analisar a performance do seu site, além de te auxiliar com as melhorias que você pode aplicar ao site para que ele fique mais rápido. Ela avalia seu site através de uma pontuação de 0 a 100:

Desenvolvimento de Sites | PageSpeed Mobile

 

Desenvolvimento de Sites | PageSpeed Desktop

Basta você inserir a URL do seu site e clicar em ANALISAR que a ferramenta faz o resto! Veja nas imagens acima que você será avaliado tanto no quesito Mobile, quanto Desktop. Ou seja, seu site tem de ser bem pensado para os dois dispositivos.

Recomendamos que sua pontuação fique sempre acima de 80, como o site da SQUID. Caso seu site não esteja alcançando a pontuação, no próprio relatório, você encontra as métricas utilizadas pelo Google e ele indicará os pontos que você deve melhorar.

Clicando em Mostrar como corrigir você terá as dicas do Google. Basta começar a aplicá-las e ir analisando seu site novamente.

Google PageSpeed | Mostrar como corrigir

Lembre-se: Performance é um fator considerado para SEO e ranquamento de sites nos índices das SERP’s.

Bonito, elegante e clean: UX combinada com agilidade.

O projeto SQUID, assim como outros da Agência Zíriga, foi um dos projetos onde tivemos que aplicar muitas lições e experiência da equipe na criação do layout final. Mas, porquê?

Primeiramente, quando se inicia a criação de um layout para sites, não se pode pensar apenas em criar algo “bonito” aos olhos de um design ou até mesmo do cliente que esta contratando nosso serviço. É preciso pensar em muitas outras coisas, como por exemplo:

  • Qual será a experiência (usabilidade) do usuário neste site?
  • O que o usuário esta procurando? Como deixar aquilo que ele procura evidente?
  • Como encher os olhos do usuário, sem utilizar imagens carregadas e “pesadas”?
  • Como o layout desktop se comportará no modo responsivo (mobile)?
  • Tudo aquilo que foi pensado na criação, é possível de ser feito pelos programadores front e back-end?

Ai que entra a experiência de um web design de qualidade, pois não é permitido “viajar na maionese” neste momento. E o principal! A troca de informações entre criação de desenvolvimento para responder muitas das questões acima listadas.

Sim, é isso mesmo que você esta pensando: “Nossa, mas é tão complicado assim criar um site?”

Não que seja complicado, mas se você busca resultados e conversões na internet, seu site é um dos pilares. Imagine você construir uma casa com um pilara fraco? Uma hora ela pode cair…

Imagine você planejar uma grande ação de Marketing Digital que atinga Facebook, Google, Instagram, E-mail Marketing, Linkedin, entre outros canais, que levem os usuários que se interessarem ao seu site para buscar mais informações… E seu site não carrega rápido, ou a informação principal não é visível ou evidente? Famoso “tiro no pé” e dinheiro jogado fora!

Isso TUDO dentro do WordPress, isso mesmo WordPress!

Muitos clientes e muitas pessoas chegam até a Zíriga já buscando soluções em WordPress, pois receberam cotações de outras agências ou desenvolvedores freelancers que ofereceram tal solução a eles.

Mas sempre questionamos essas pessoas ou empresas do porque utilizar o WordPress? E isso você também precisa ter muito definido e claro no planejamento do seu site. Algumas perguntas que você precisa de fazer:

  • Vou ser eu o responsável pelo conteúdo do meu site? Pela manutenção e atualização dele?
  • Tenho conhecimento técnico para trabalhar no painel do WordPress?
  • Tenho experiência, ou uma pessoa / equipe / empresa, com conhecimento técnico para manipular o meu site através do WordPress? Mudanças, atualização do CORE, segurança, atualizações e administração de plugins, entre outros.
  • Meu site terá um Blog? Se sim, quem vai postar o conteúdo, tem conhecimento em WordPress?

Essas são perguntas básicas e capitais. Existem outras dependendo do projeto que nos é apresentado. Mas faça essas perguntas a você mesmo e tire sua própria conclusão.

Mas porque isso? Basicamente porque mesmo sendo uma ótima plataforma CMS, o WordPress é pensado de forma genérica. Resumindo, ele é pensando para atender muitas e muitas soluções. Sendo assim, se ele não for bem configurado e ajustado, pode se tornar muito LENTO e com trazer vários problemas com layouts, plugins e segurança.

O pessoal da SQUID nos convenceu de que era mesmo preciso utilizar o WordPress na solução deles e por isso continuamos com a plataforma, porém tivemos (novamente) que contar com a experiência de desenvolvedores front e back-end para alcançar a performance e rapidez desejada pelo cliente. Assim como criar um um template que se encaixasse no WordPress e aplicasse as funcionalidades responsivas planejadas pelo setor de criação.

Resultado final: Muitas lições aprendidas e cliente satisfeito com o produto final!

Conclusão do projeto

Na verdade já dissemos que o cliente ficou muito satisfeito com o resultado final, que é o mais importante para nós. Porém, este post fala da importância de um planejamento bem feito no desenvolvimento de sites.

Não adianta sair comprando templates e baixando o WordPress para apenas ter mais um site no Ar. Seu site tem de ser diferente, pensado, projetado com excelência e inteligência para não ser “mais do mesmo”.

Muitos diferenciam sites de softwares, mas aqui na Zíriga entendemos que um site é um software e todo software precisa de uma engenharia por trás dele. Também por isso, gostamos de chamar nossos desenvolvedores de engenheiros e não programadores (inclusive é essa nomenclatura que utilizam em países com EUA, Canadá e Índia).

Portanto, se estiver precisando de uma ajuda com seu site e/ou projeto, ligue para a Agência Zíriga no (11) 2614-2058 ou mande um e-mail para contato@ziriga.com.br.