Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar a experiência de navegação.

Consulte nossa nova política de privacidade

Para os empreendedores que escolheram o e-commerce como alternativa, preocupar-se com o desenvolvimento de um site mobile ou responsivo é fundamental. Saiba qual o melhor modelo a ser utilizado e a diferença entre eles no material que separamos a seguir:

Site mobile e site responsivo: qual a diferença?

Sem sombra de dúvidas: a navegação em páginas da web vem se tornando quase inevitável na era em que vivemos, seja na busca de uma informação corriqueira ou na compra de um produto online — só no primeiro semestre de 2020, as vendas pelo comércio eletrônico cresceram 47%.

O uso de smartphones ou outros dispositivos eletrônicos são protagonistas dessa história. Como resultado, é importante estar familiarizado aos termos mobile e responsivo na hora de estruturar um site que implique em uma boa experiência do usuário.

Qual a diferença entre o site mobile e responsivo? 

É bem simples: um site com um layout mobile, é aquele pensado para os dispositivos móveis e fornecer a melhor navegação possível a esses usuários. 

Um site com um layout responsivo, por sua vez, é desenvolvido a fim de atender tanto os dispositivos móveis quanto aqueles que utilizam áreas de trabalho (desktops), como computadores, notebooks, macbooks e chromebooks. Se não ficou claro, explicamos a seguir: 

Quando visitamos uma página na web pelo computador, por exemplo, ela é exibida em um formato. Nas telas dos celulares, é de outra maneira.

Dessa forma, quando a navegação permanece simples, e sem muita modificação nos dois casos, chamamos seu layout de responsivo, enquanto o layout mobile é mais dinâmico e adaptável aos dispositivos móveis

Site mobile ou responsivo: qual deles devo utilizar?

Apesar de ambos apresentarem vantagens e desvantagens em sua aplicação, salientamos o seguinte: o ideal é sempre contar com um layout responsivo

Com o crescente número de usuários pelas redes, fica quase impossível determinar por onde são feitos os acessos aos sites de e-commerces; e se você não possui um site cujo layout é adaptável a quaisquer telas — de quaisquer dispositivos —, a experiência do usuário pode ser comprometida

Em contrapartida, os sites responsivos raramente contam com elementos dinâmicos para dispositivos móveis, não atendendo às expectativas de uma quantidade inimaginável de usuários de smartphones

Para auxiliar na escolha da melhor configuração de site do seu e-commerce, deixamos em evidência as principais vantagens e desvantagens de cada uma delas abaixo:

Site mobile: benefícios e desvantagens

Benefícios:

  • Uma navegação mais dinâmica;
  • Maior usabilidade para a maioria dos usuários (smartphones); 
  • Maior funcionalidade nas telas menores; 
  • Interação com os elementos facilitada.

Desvantagens:

  • Falta de opções, botões e menus; 
  • Excesso de informações visuais;
  • Comprometimento na otimização do site quando este possui muitos elementos; 
  • Adaptabilidade reduzida na navegação de acessos via computadores. 

Site responsivo: benefícios e desvantagens

Benefícios:

  • Adaptabilidade para quaisquer telas;
  • Otimização em aparelhos distintos;
  • Uma boa experiência para usuários de todos os dispositivos; 
  • Navegação rápida em diferentes telas (fator decisivo no ranqueamento do google).

Desvantagens:

  • Poucos são os usuários que visitam a página via desktop (em relação ao mobile):
  • Há dificuldade em adaptar menus e outras funções à telas menores; 
  • Pode haver uma queda na usabilidade de usuários mobile.

Em suma, os sites cujo layout é mobile, possuem características únicas, dinâmicas e exclusivamente pensadas aos usuários de dispositivos móveis — que, convenhamos, é uma quantidade absurdamente maior que os demais dispositivos utilizados atualmente, já que cada vez mais pessoas usam a internet única e exclusivamente pelo celular.

Os sites cujo layout é responsivo, contudo, é adaptável a uma gama maior de usuários — o que pode enquadrar um número superior de leads, aumentando as taxas de conversão, no caso de usuários via desktop e mobile navegarem pelo site do seu e-commerce

Por fim, se você pretende estruturar um site para o seu e-commerce, mas ainda não faz a menor ideia de quais configurações utilizar, podemos te ajudar nessa tarefa.

Com especialistas na área de desenvolvimento de sites, podemos auxiliá-lo na escolha da melhor alternativa para o seu negócio, a fim de impulsionar os seus resultados digitais

contato

Tem alguma dúvida? Deseja alavancar seus objetivos? Nosso time está disponível para ajudar você. Vem bater um papo com a gente :)

Fale com alguém da nossa equipe:

Quais dos nossos Produtos te interessam?

Fale com alguém da nossa equipe:

Quais dos nossos Produtos te interessam?