Certamente, você já ouviu falar sobre o funil de vendas. Mas, você sabe o que ele é? O funil de vendas é aquilo que irá nos orientar ao cliente e desenvolver o seu produto/serviço. É o funil de vendas quem irá mostrar à empresa o caminho percorrido pelo cliente, que vai desde o momento em que ele conhece a marca até o momento onde a compra é concretizada.
O funil de vendas é personalizável, ou seja, ele não possui uma regra definida para desenvolver o processo de vendas. Tudo irá ocorrer de acordo com o modelo do seu negócio.
Para compreender as etapas do funil de vendas específicas do seu próprio negócio, é necessário antes fazer os seguintes questionamentos:
– Qual o perfil do meu público?
– Quem assume a decisão de compra?
– Quais são as influências?
– Através de onde eles consomem meu conteúdo?
– Onde posso encontrá-los?
Por meio destas perguntas, consegue-se traçar o perfil do seu público, e então produzir as etapas presentes no funil de vendas, que em média são em torno de cinco a sete. Confira a seguir as etapas básicas do funil de vendas, para que você possa estruturar o seu próprio.
Eis o momento onde o lead terá o primeiro contato com a sua empresa. Sendo assim, é necessário investir em seu site, fazendo dele uma plataforma atrativa e amigável. Também é nesta etapa que você deverá obter o máximo de informações possíveis deste usuário. A dica para conquistar estes dados é produzir conteúdo de qualidade.
Esta etapa é fundamental para compreender se o cliente realmente está interessado em sua solução. Aqui é o momento para compreender os hábitos e necessidades do usuário, para que assim possa abordá-lo futuramente de uma melhor maneira.
É aqui que sua equipe de vendas entra na área. Nesta etapa com os dados do usuário em mãos, o time de vendas consegue compreender o perfil de cada indivíduo e assim ofertar soluções que são de seu interesse.
Aqui, o cliente irá fazer a análise da sua proposta, comparando com seus concorrentes.
Nesta etapa, você ainda possui influência sobre o usuário, acompanhando todo o procedimento, sem deixar a situação “pesada”. Um meio de fazer isso, é oferecer testes gratuitos do seu produto/serviço.
Etapa cujos clientes costumam efetuar as contrapostas, para que os preços oferecidos sejam reduzidos.
Uma dica importante: Não brigue pelos preços. Tenha em mente o valor da sua expertise e qual será o retorno do consumidor sobre o investimento.
Nesta etapa do funil de vendas, deve ser feita o planejamento e comunicação da entrega. A transparência é fundamental para que você consiga fechar o seu negócio. Sendo assim, apresente as condições de liquidação, prazos de entrega etc.
Não esconda nenhuma informação de seu cliente, pois isso poderá gerar em consequências posteriores.
Tem alguma dúvida? Deseja alavancar seus objetivos? Nosso time está disponível para ajudar você. Vem bater um papo com a gente :)
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