O Marketing Digital dispõe de várias técnicas para atrair o visitante do site. Uma delas é a isca digital.

Em uma pescaria, o pescador utiliza iscas para chamar a atenção do peixe a fim de fisga-lo. A isca digital tem o mesmo objetivo da isca que o pescador utiliza. No entanto, ela vai servir para capturar pessoas e não peixes.

Com essa técnica é possível aumentar o tráfego de uma página oferecendo algo ao visitante sem gerar custos a ele. Nesse caso, o pagamento é uma troca, ou seja, ele fornece o e-mail e o proprietário do site disponibiliza o download do que ofereceu de forma bem simples e rápida. Uma porção de marcas estão apostando nesse mecanismo, pois gera uma base de e-mail de pessoas que possuem real interesse em sua marca.

 

Qual o objetivo

Cada dono de site ou blog tem um objetivo em mente. Por exemplo, alguns querem leitores assíduos e engajados, outros pretendem ficar bastante conhecido na área que atua, alguns desejam conseguir clientes para consumirem os seus produtos enquanto que outros trabalham ganhando comissões com os infoprodutos dos outros.

Independentemente do objetivo, ele somente será atingido quando for formada uma lista muito boa. Quando é oferecido algo do interesse do visitante totalmente de graça, ele acaba inserindo o seu endereço de e-mail.

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Como criar a isca digital

Quando se tem uma página web que aborda determinado assunto, é comum que os leitores fiquem com dúvidas e queiram tira-las. Verificar quais são os principais questionamentos é o começo para determinar que produto será elaborado para servir de isca digital.

Tipos de isca digital

As iscas digitais podem ser divididas em 4 tipos distintos:

  • E-book – o livro digital está caindo cada vez mais no gosto da população. Por isso, escrever um que aborde um tema que esteja relacionado com o projeto do site é uma boa ideia. Assim, os leitores poderão adquiri-lo se fornecerem, em troca, o e-mail.
  • Curso em e-mails ou vídeo –fornecer um minicurso por e-mail para os leitores é outra opção. Assim, para receber o curso, eles terão que fornecer seus e-mails.
  • Sorteio – todos os meses pode ter um sorteio, por exemplo. Assim, quem se inscrever na lista poderá participar.
  • Podcast – outra forma de conseguir que as pessoas forneçam seus e-mails é oferecendo um arquivo multimídia (áudio ou vídeo) a elas.

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