Para quem está iniciando a carreira no setor de empreendedorismo, as siglas B2B e B2C devem ser novas em seu dicionário. Estas duas siglas são muito utilizadas no ramo de comércio online e espaço dos Startups.
Para obter um melhor entendimento destas duas abreviações, nós iremos abordar neste artigo seus significados e o conceito que cada uma carrega; explicando as diferenças entre o B2B e o B2C.
Esta sigla nada mais é a abreviação para o termo “Business To Business” (De empresa para empresa, em português).
Como o seu próprio nome sugere, o B2B é uma espécie de negócio que disponibiliza seus serviços para outras companhias, seja lá qual for o seu segmento. O Business To Business é o comércio virtual entre corporações.
Já ouviu falar em Mercado Virtual ou Loja Virtual? Isso é B2B.
É importante ressaltar que tanto o B2B quanto o B2C estão relacionados a categorias de interesses que ocorrem tanto no virtual (a internet) ou em uma rede reservada (particular).
Para você ter um melhor entendimento sobre o conceito de B2B, veja este exemplo: Uma corporação que comercialize produtos para revendedores, como os famosos atacadistas online são B2B.
A partir do momento em que uma companhia obtém um bem ou serviço, ele passou por um método que envolve pesquisas no mercado, análise e muita conversa e negociação com a empresa proprietária do produto.
No geral, as empresas que operam o sistema de vendas B2B lidam com uma demanda pré-existente.
O B2C tem como abreviação a sigla “Business To Consumer” (Da empresa para o consumidor, em português).
A grande diferença entre o B2B e o B2C é que o Business To Consumer trata do fornecimento do produto/serviço diretamente com o consumidor final.
Sabe quando você faz uma compra no site da Livraria Saraiva ou nas Lojas Americanas? Isso é B2C. É a empresa oferecendo seu produto de forma direta para você, que é o consumidor.
Este tipo de negócio oferece mais segurança aos consumidores, pois seus sites são blindados e confirmação se segurança financeira.
Caso você não saiba como identificar um site seguro, basta olhar na barra de endereço do navegador da internet se há o símbolo de um cadeado. Se houver, o site é seguro. Do contrário, não.
Já o método de aquisição no negócio de B2C é completamente diferente, uma vez que ele é bem mais fácil, pois muitos consumidores adquirem produtos em grande quantidade, muitas vezes sem mesmo necessitar do mesmo.
Ou seja, as famosas “comprinhas por impulso” fazem parte do processo de negociação B2C, que faz uso de promoções, propagandas e anúncios engraçadinhos e chamativos em redes sociais para chamar a atenção do seu público alvo.
Os dois meios de negócio são bastante satisfatórios e se você está ingressando neste universo de empreendedorismo, não deixe de avaliar qual a é a melhor condição para o seu negócio.
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