Marketing de Conteúdo: O pilar das Oportunidades Online

Os métodos por trás de bons resultados dependem de um bom planejamento. Contudo, a atração de clientes não é uma etapa tão simples quanto se vê por aí, já que exige uma série de técnicas e métodos a serem cuidadosamente aplicados no gerenciamento online – especialmente no que diz respeito à visibilidade da empresa. Para isso, a Ziriga entende a importância em desenvolver o marketing de conteúdo de maneira relevante, isto é, que faça sentido e aproxime sua empresa do público-alvo. 

No material a seguir, separamos os principais benefícios e formas de atuação por meio do marketing de conteúdo. Aprenda como utilizar as estratégias de produção de conteúdo para marcar sua presença digital

Por que apostar em um bom conteúdo? 

Não é exagero dizer que a geração de leads de forma “natural” depende, principalmente, de conteúdos atrativos disponibilizados através dos canais de comunicação. O marketing de conteúdo atua como uma ponte entre a mensagem passada pela empresa e a percepção dos clientes no ambiente digital, sendo essencial no funil de vendas

Assim, a partir de um boa definição e um gerenciamento bem estruturado, é possível manter a empresa como referência dentro do seu nicho, além de trazer bons resultados em aspectos como: 

  • A divulgação dos seus produtos e serviços; 
  • Um bom posicionamento da marca no mercado; 
  • Em um melhor relacionamento com o cliente; 
  • Na transmissão do seu propósito ao seu público-alvo. 

Mas para que bons resultados sejam de fato alcançados, é necessário compreender as amplas definições de um conteúdo relevante, e aplicar os métodos que serão eficazes na sua estratégia, já que nem todas as regras são mutáveis em diferentes segmentos. Em todos os casos, o caminho a percorrer é o mesmo: a partir de e-mails, artigos, imagens, postagens em mídias sociais ou outras maneiras de transmitir materiais informativos, atraímos a atenção de leitores para assuntos relevantes dentro das nossas plataformas. Assim, demonstramos nossa propriedade e confiança em sanar dúvidas e oferecer soluções nas temáticas relacionadas às áreas que a empresa atua. Não ficou claro? Explicamos de forma simples: 

Atrair o público é criar oportunidades. Aproveitar oportunidades é obter resultados. Por isso, atente-se às melhores técnicas e recursos que serão determinantes para atingir os objetivos da sua empresa.

Como utilizar o marketing de conteúdo para alavancar resultados? 

Não basta disparar postagens em todos os veículos de comunicação, com o objetivo de captar o máximo de clientes possível – aqui, os aspectos criativos e relevantes serão os responsáveis pela conversão de leads de forma natural. Os esforços devem ser voltados a conteúdos que: 

  • Façam sentido dentro do nicho: Se a empresa fornece produtos de limpeza, por exemplo, os conteúdos disponibilizados devem trazer conhecimento dessa área aos possíveis clientes. É através do conteúdo disponibilizado que a empresa torna-se uma referência no mercado de atuação. 
  • Sigam um bom planejamento: É importante manter datas, horários, pautas e prazos bem estabelecidos, além de determinar qual o trajeto o cliente seguirá até o seu objetivo final (comprar um produto, assinar boletins informativos ou ir ao evento da empresa). 
  • Estreite laços entre o leitor e a empresa: Estamos aqui por você, e você, por nós. O conteúdo disponibilizado deve entender quais as dores e necessidades do cliente e demonstrar a preocupação da empresa quanto aos problemas enfrentados e inspirar o leitor a acompanhar o trabalho da marca. Esteja

E como produzir um bom conteúdo? 

Depois de entender que o principal objetivo do marketing de conteúdo tem a ver com a qualidade e relevância do que é disponibilizado, está na hora de explicarmos como conseguir um bom material: 

Estudar o público 

Não é novidade que analisar o comportamento dos consumidores a partir do tráfego dos veículos de comunicação permitem uma boa tomada de decisão quando falamos de estratégia de conteúdo. Dessa forma, conseguimos entender as preferências de leads, clientes e prospects quanto aos assuntos em alta, os melhores canais de comunicação, além de outras informações relevantes que ajudarão a montar um conteúdo relevante para determinado público. Utilize os Indicadores de Conteúdo-Chave ao seu favor. 

Estar por perto 

Aproximar-se do seu cliente é fundamental para estimulá-lo a ir em frente com as ações que impliquem em resultados. Depois de entender quais os melhores meios de se comunicar, faça-se presente. Os e-mails de promoções relevantes e conteúdos exclusivos são uma ótima ferramenta na hora de mostrar a utilidade dos serviços da empresa e gerar uma relação duradoura com o consumidor. 

Criar um conteúdo original e de qualidade 

Chega de mesmice! Para que sua empresa se destaque num mar de concorrentes, é essencial que os assuntos em alta sejam tratados de forma única pela empresa. Além de útil, o material deve despertar admiração e confiança dos leitores. Para isso, invista em uma comunicação clara e objetiva, permitindo um fácil entendimento e compreensão na transmissão da mensagem. Imagens, fontes e um bom design fazem toda a diferença na hora de prender a atenção do leitor. 

Ir atrás de resultados

Não bastasse todos os itens mencionados, é importante aplicar métodos e técnicas que permitam uma maior visibilidade online. Com tantos sites e conteúdos disponibilizados na internet, alavancar o número de visitas no seu site depende dos resultados nos mecanismos de busca. Por isso, além estar por dentro de tudo que acontece no seu nicho e trabalhar em um bom conteúdo, é importante aplicar técnicas como 

  • Otimização de sites nos motores de pesquisa (SEO): que permitem que os assuntos tratados pela empresa se destaquem nas buscas dos motores de pesquisa (como google ou yahoo); 
  • Estratégias de conteúdo e copywriting: Conteúdos relevantes somados a uma boa redação que tem por objetivo persuadir o consumidor a tomar alguma decisão, são elementos importantíssimos para o engajamento da empresa no ambiente digital; 
  • Campanhas de anúncio nos mecanismos de pesquisa: Anunciar é uma das melhores formas de mostrar o potencial da sua empresa ao público-alvo, certo? Ir além de um bom conteúdo e direcionar bons anúncios aos consumidores em potencial é um impulso e tanto no posicionamento da empresa quanto ao assunto destacado nas campanhas. 

A partir dos tópicos analisados, entende-se a necessidade em adotar medidas para uma boa produção de conteúdo. Mas não se engane: os resultados vêm a longo prazo. Estude as melhores técnicas junto ao perfil comportamental dos seus clientes e saiba quais as melhores decisões e caminhos a seguir na produção de conteúdo que implique em bons resultados

Agora que você conhece os benefícios do marketing de conteúdo, que tal ter ao seu lado um time mão na massa, disposto a entender as necessidades da sua empresa, propor soluções incríveis para alavancar o seu negócio e que seja antenado com as necessidades do mercado? Vem falar com a gente! Estamos ansiosos para que você faça parte dos nossos cases e construa uma história de sucesso!

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