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Já ficou sabendo do Google Page Experience: a nova atualização do algoritmo do google em 2021?

Quem atua em marketing digital ou tem uma página descompromissada, mas que gosta de ver entre as primeiras do Google sabe que existe um item que requer toda a atenção do mundo: os algoritmos. 

Esses códigos são os responsáveis por levar uma página para cima ou para baixo da lista do buscador, aumentando ou diminuindo sua relevância junto à audiência, o que pode influenciar também na quantidade de dinheiro que você ganha, caso seu conteúdo seja monetizado. 

Por isso, é muito importante ficar atento às constantes mudanças que o Google faz em seus algoritmos. Essas alterações otimizam seus resultados, mas podem mudar por completo a forma como você cria seu conteúdo. 

Por isso, preparamos um texto com a Google Page Experience, a nova atualização do algoritmo do Google em 2021 e que pode afetar todo mundo que está na internet. Confira abaixo. 

Google Page Experience

Em maio deste ano, entrou em vigor a Google Page Experience, uma mudança em nos algoritmos que prioriza os sites com melhor experiência do usuário, permitindo que tenham um melhor ranqueamento. 

Mudanças que virão com o Google Page Experience

Como parte destas mudanças que melhorem a experiência do usuário, o Google incluiu os indicadores de experiência como fatores de ranqueamento. Ou seja, quanto melhor seu visitante se sentir em sua página, maiores suas chances de subir na lista do buscador. 

Outra mudança feita pelo Google é informar que, a partir de agora, os indicadores medirão como os usuários interagem e percebem páginas da internet, deixando a rede ainda mais amigável para as pessoas. 

Atualmente, existem alguns fatores que podem aumentar ou diminuir o ranqueamento de uma página segundo o algoritmo do Google, como a compatibilidade do site com dispositivos móveis (tablets ou smartphones), navegação segura via protocolo HTPPS e, ainda, punição para quem permite anúncios intrusivos em sua página. 

Além desses pontos, o Google definiu três pilares, que mostrarão de fato as mudanças que os algoritmos sofreram, para melhorar a experiência dos usuários. Veja quais são eles. 

Velocidade de carregamento

De acordo com as mudanças no algoritmo do Google, só tem uma boa experiência aquelas páginas com boa velocidade de carregamento. Esse fator permite, inclusive, que uma página suba ou caia na avaliação do buscador. 

Aliás, você sabia que, quanto mais tempo uma página demora para carregar, maior é seu nível de rejeição? Por exemplo, aquelas que levam de 1 a 3 segundos para abrir tem 32% de rejeição. Quando esse tempo sobe para 5%, a taxa aumenta em 90%. 

Se a sua página leva de 1 a 6 segundos para carregar, sua taxa de rejeição sobe para incríveis 106%. Agora, quando o tempo é superior a 10 segundos, o aumento na taxa de rejeição é de 123%. Abandono quase certo. 

Para quem tem um e-commerce, esse é um dado que não pode ficar de lado. Afinal de contas, quando um cliente desiste de abrir sua página, você está perdendo dinheiro. 

Interatividade

A interatividade é outro fator importante nas mudanças de algoritmo do Google Page Experience, ela nada mais é do que o tempo de resposta de uma ação realizada pelo internauta dentro de uma página. 

Esse conceito é facilmente mensurável nos e-commerces, onde conseguimos acompanhar tudo aquilo que é colocado em nosso carrinho de compras. Para que um e-commerce tenha uma boa interatividade, a resposta a cada ação do usuário deve acontecer em até 100 milissegundos. 

Parece rápido para você? Não exatamente. Afinal de contas, esse foi o tempo definido como ideal para que os comandos sejam registrados. Se a sua loja registrar um tempo maior do que esse, além de perder vendas, você pode ser penalizado. 

Estabilidade visual

Por fim, a última alteração registrada no Google Page Experience se refere à estabilidade visual. Conhecida também como mudança de layout cumulativa e se refere à estabilidade do layout de uma página, algo muito importante para o cliente. 

Isso parece confuso de entender? Imagine a seguinte situação: quantas vezes você estava lendo um texto e, do nada, a página mudou por completo? Muito comum para quem acessa a internet via smartphone, esse fenômeno atrapalha a leitura e afastar o internauta. 

Por isso, o indicado é de que a página permaneça mais tempo com o mesmo layout. Assim a experiência do internauta será mais positiva. 

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