O engajamento nas redes sociais de uma marca é o primeiro passo para alcançar bons resultados no mercado digital atualmente. Confira as melhores práticas para aumentar a interação dos seus seguidores e gerar boas oportunidades.
O engajamento consiste na interação dos seguidores com o conteúdo disponibilizado por uma página ou perfil na web — e sua importância vai além de um simples consumo de informações dispostas pela rede.
Engajar é, em poucas palavras, gerar oportunidades sólidas de negócio no mercado digital, e eu te explico o porquê:
Quando falamos sobre o avanço tecnológico nos últimos anos, as redes sociais ganham um destaque ainda maior dentre todos os recursos disponibilizados na internet — especialmente no período de quarentena.
Para as empresas, essas ferramentas tornaram-se verdadeiros veículos de comunicação entre a marca e o público-alvo. É a partir do conteúdo exibido nas páginas e perfis das mídias sociais, que será possível criar uma ligação com consumidores e potenciais clientes.
E a partir do engajamento gerado entre uma publicação e outra que descobrimos se o público está, de fato, envolvido com a empresa, e se as estratégias de marketing estão funcionando, afinal de contas.
E caso os números estejam baixos…
Bom, antes de mais nada, é importante reconhecer alguns critérios que serão identificados pelos algoritmos.
No caso do Instagram, o feed de cada usuário prioriza postagens relevantes ao seu interesse — que é baseado justamente na interação dele com conteúdos semelhantes.
Ou seja, publicações que tem a ver com os gostos e interesses do usuário aparecem primeiro. Por isso…
Para criar um conteúdo que desperte o interesse dos seguidores, é importante ter em mente o tipo de consumo que eles estão habituados.
Além disso, é importante estar atento aos melhores horários de publicação: quando viabilizados na hora certa, as chances de obter mais engajamento aumentam.
Como estamos falando de uma rede social baseada em fotos e vídeos, é importante contar com um visual chamativo e um texto acolhedor para incentivar o engajamento — levando em conta, é claro, as preferências do público-alvo.
O design e a comunicação textual ou verbal utilizada nas publicações deve ter tudo a ver com os seus seguidores.
Estamos falando de um público predominantemente adulto? Adolescente? Infantil? É isso que vai ditar a linguagem a ser utilizada.
Já ouviu falar que quem não é visto, não é lembrado? Pois bem: a frequência das postagens será um fator decisivo para o engajamento do público.
Mas calma aí! Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, não é preciso lotar o perfil com inúmeras postagens durante o dia — uma publicação diária basta, desde que ela seja relevante para seu público.
Uma estratégia bacana é usar as “#’s” relacionadas à publicação na p?opria legenda do post, ou nos comentários dele. Isso trará visibilidade dentro do nicho e dos assuntos relacionados que serão pesquisados na barra de busca.
Mas não abuse do seu uso, nem repita as mesmas hashtags. Essa prática fará os algoritmos entenderem a publicação como uma automação, o que não tem nada a ver com relevância, né?
Já disse que engajamento nada mais é do que a interação do público com o conteúdo, certo?
Por isso, incentive esse ato a partir de ferramentas disponibilizadas no próprio Instagram:
Apesar de existirem diversas formas de atuação, para que o engajamento, de fato, funcione, é preciso estudar diferentes formatos de postagens e analisar os resultados.
É a partir dessas verificações que descobriremos qual a melhor maneira de atingir o público, seja na configuração do post, no tamanho da legenda, ou na linguagem utilizada: a reação do público dirá tudo a você.
Não basta apenas disponibilizar um conteúdo, se você não incentiva as ações do seu público. “Comenta o que achou!” “Que tal salvar esse post?” “Você já passou por isso?” “Saiba mais”
As “chamadas para a ação” também são decisivas para aumentar a taxa de engajamento dos seus seguidores. Por isso, descubra as melhores formas de utilizá-las em cada formato de post.
O Facebook, por sua vez, funciona mais ou menos da mesma forma:
Curtidas e comentários, compartilhamentos e páginas seguidas: Os posts exibidos no feed de notícias também são baseados na interação do público com conteúdos semelhantes.
A diferença é que aqui, o horário não é tão importante. Mas é sempre importante manter atualizações diárias, já que páginas desatualizadas são constantemente esquecidas pelos algoritmos.
Também é importante ficar de olho no tamanho das legendas exibidas. Ninguém gosta de textão, né? Especialmente quando ele está cheio de enrolação — portanto, seja direto!
Aliás, isso serve para qualquer rede social. Textos extensos geralmente comprometem a Experiência do Usuário e dificultam a compreensão de mentes que procuram absorver o máximo de informações em menos tempo possível.
Separar o texto em vários parágrafos, usar emojis para prender atenção… Ações que facilitam a leitura e fazem dela um pouco mais prazerosa são essenciais.
No TikTok, gerar engajamento é ainda mais fácil: basta criar vídeos sem alteração no tipo do conteúdo, sem perder a originalidade, é claro…
As hashtags também desempenham um papel fundamental, por isso, estude-as dentro do seu nicho de atuação para obter mais resultados.
Em todos os casos mencionados acima, a qualidade das postagens exerce uma grande magnitude sobre qualquer outra característica do que será mostrado ao público.
Por fim, se você está com dificuldades em criar boas estratégias para o marketing de conteúdo, conte com um time mão na massa e pronto para adaptar sua empresa às principais tendências e postagens que irão aumentar seu engajamento nas redes.
Tem alguma dúvida? Deseja alavancar seus objetivos? Nosso time está disponível para ajudar você. Vem bater um papo com a gente :)
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