Dentre os conceitos que definem os modelos de startups, há dois que são costumeiramente contrapostos e comparados. São os de Startups Lifestyle e Startup Business, estilos inovadores de negócios, mas que possuem características bastante distintas.

Desde que surgiram as primeiras startups, lá nos anos 90, o mercado tem ficado cada vez mais favorável para quem quer empreender. Mas existem modos diferentes de encarar os negócios, e os conceitos de Startup Business e Startup Lifestyle nos ajudam a entender esses modos. Veja tudo o que você precisa saber sobre as diferenças.

O que é Startup Business

O modelo business indica lucro, ou seja, a empresa está explorando um produto, um público e um modelo de negócios que visa, diretamente, o lucro exponencial. Como ainda não está consolidada e tenta explorar um impulso inicial, ela tende a refrear o lucro para se estabelecer como negócio lucrativo.

Como normalmente acontece com startups, seu produto ou serviço normalmente está relacionado à inovação. É o exemplo de ferramentas que facilitam a vida da sociedade e constroem valor em cima disso. Como costuma acontecer, as startups estão diretamente ligadas à tecnologia. Não é à toa que o início deste modelo de negócios se deu nos anos 90, quando surgiram diversas empresas “ponto com”, como o Google.

Nesse sentido, podemos dizer que uma Startups Business procura crescimento e expansão, adotando processos e estratégias similares aos das grandes empresas, porque no fundo, busca ser uma delas. O fundador, portanto, não precisa estar diretamente ligado à produção ou a criação do produto ou serviço. Ele precisa procurar, no entanto, pessoas que estejam dispostas a apostar na sua ideia, propagar a empresa e viver em busca do desenvolvimento dela. Essa, evidentemente, é uma das tarefas mais difíceis.

Por ter esse caráter de expansão, e ao mesmo tempo estar em fase inicial, as Startups Business normalmente precisam ir atrás de investidores. E isso a difere totalmente de um modelo lifestyle.

O que é Startup Lifestyle

O termo sugere os negócios como estilo de vida. Um empreendedor lifestyle deseja trabalhar com algo que ama para garantir o sustento necessário para manter um certo padrão de vida. No entanto, ele não está interessado em expandir a empresa, contratar funcionários, adotar processos, criar filiais, franquias etc.

O perfil de um profissional que opta por levar um estilo de vida nos negócios costuma ser o de alguém independente e flexível. Prefere não ter horários específicos para trabalhar, nem um número de horas a cumprir. Gosta de um bom padrão de vida, mas sem se preocupar com o lucro exponencial. Seu trabalho é mais arriscado que o de um empregado, mas ele não está comprometido com o crescimento da empresa que representa.

Outra característica, é a de ter um trabalho mais simples, sem tantos processos. Além disso, por ser normalmente independente, o custo é pequeno em relação a uma startup convencional. Contudo, ele sabe que não se trata de “pouco trabalho e muito dinheiro”, pois precisa trabalhar, sim, para usufruir e manter a quantia desejada.

Qual é o seu modelo de startup?

Diante de diferenças tão claras, qual é o modelo ideal para você, o das Startups Business ou das Startups Lifestyle? Se você possui bem claro na mente onde quer chegar, você já sabe!

contato

Tem alguma dúvida? Deseja alavancar seus objetivos? Nosso time está disponível para ajudar você. Vem bater um papo com a gente :)

Fale com alguém da nossa equipe:

    Quais dos nossos Produtos te interessam?

    Fale com alguém da nossa equipe:

      Quais dos nossos Produtos te interessam?