Cada vez mais empresas implementam o atendimento via chat em seus negócios, não por acaso: a facilidade de contato supera quaisquer outras formas de atendimento e poupa muito tempo do consumidor — e da empresa. A seguir, confira a importância em implementar o atendimento via chat para arrasar na UX do seu cliente:
Este momento tão singular vivido pelo mundo todo mudou radicalmente as formas de consumo na internet. Agora, o espaço digital ganha ainda mais força, principalmente no Brasil — país que quase lidera o ranking mundial da utilização na internet.
Pois bem: com o crescimento exponencial de compras no ambiente online, principalmente após o início do isolamento social, a urgência em obter suporte no caso de algum problema durante a compra aumentou igualmente.
Além disso, é perfeitamente normal que, durante o processo de compras, surja alguma dúvida sobre algum produto e suas especificações.
É aí que o atendimento ao cliente via chat ganha destaque e sai na frente de outros tipos de canais para comunicação, afinal de contas, o contato torna-se muito mais humanizado, né?
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O consumidor não precisa mais gastar horas ao telefone para tirar alguma dúvida ou resolver algum problema. Com a implementação de um chat de comunicação, é possível sanar algumas das necessidades do cliente de maneira simples, rápida e ágil.
Assim, o usuário obtém as informações necessárias em pouquíssimo tempo — o que impacta diretamente em uma boa experiência do usuário, já que suas questões são resolvidas imediatamente.
Chega de responder e-mails e atender inúmeras ligações cujos assuntos resumem-se aos mesmos problemas de sempre: a utilização do chat permite uma maior flexibilidade dos funcionários responsáveis pelo atendimento.
Portanto, ao invés de sanar dúvidas corriqueiras por telefone ou e-mail — o que leva muito tempo — os funcionários podem investir seus esforços em mensagens de texto que atendam às expectativas dos clientes durante a conversa no chat. Assim, instantâneamente!
E se as respostas forem automáticas… Melhor ainda!
Já que a maioria dos usuários da internet preferem um chat de atendimento ao cliente, não é difícil de imaginar que as empresas que usufruem desse serviço tenham um lugar no coração dos internautas.
O chat possibilita uma relação mais próxima com o cliente, já que as horas de distância entre uma resposta e outra desaparecem. Além disso, quando atendidos rapidamente, os consumidores depositam muito mais confiança na marca…
No caso dos chats automatizados, além de as questões impostas pelo consumidor serem atendidas imediatamente, eles podem recorrer à ajuda o dia inteiro, todos os dias.
Desse modo, a satisfação do cliente é expressamente maior, já que não há espaço para um silêncio ensurdecedor entre o problema apresentado e a solução por parte da empresa.
Durante o contato do consumidor, as empresas podem perceber alguns pontos que passaram despercebidos durante as estratégias de marketing para o atendimento digital.
No atendimento via chat, os problemas e dificuldades encontrados pelo cliente são reconhecidos mais facilmente — uma vez que a ação está acontecendo ao vivo.
Para que o atendimento ao cliente via chat tornar-se um aliado na aproximação com o consumidor — e no impulsionamento de resultados, por consequência —, é importante contar com alguns cuidados na hora de implementar esse canal de comunicação.
Adiante, entenda como melhorar o atendimento ao cliente por meio dos chats de comunicação:
Caso a empresa utilize robôs no atendimento, é importante prever todas as ações do cliente: não adianta contar com um chat super tecnológico, se não é possível resolver nenhum problema rapidamente.
Por isso… fique ligado(a) nas respostas fornecidas para atender às expectativas do consumidor e não deixá-lo na mão. Lembre-se: um atendimento humanizado vale muito.
O ser humano é falho, mas no caso de fornecer suporte ao consumidor, os robôs podem ser ainda piores. Por esse motivo, é importante fornecer alternativas de um atendimento direto com os colaboradores da empresa.
Dessa forma, seus consumidores se sentirão acolhidos e certamente terão suas dúvidas e problemas solucionados de maneira satisfatória.
Muitas vezes, o consumidor interage com a marca em canais de comunicação além do próprio site da empresa. À vista disso, é importante conhecer o seu público-alvo para se posicionar corretamente.
Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, Telegram, LinkedIn… — tudo vai depender das preferências do seu consumidor.
Por fim, se você pretende implementar um chat de atendimento ao cliente, mas enfrenta problemas na sua estruturação… Que tal deixar o nosso time de especialistas te dar uma força?
Tem alguma dúvida? Deseja alavancar seus objetivos? Nosso time está disponível para ajudar você. Vem bater um papo com a gente :)
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